quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Câmara vai participar de ato público pela manutenção do Orêncio de Freitas


Vereadores de Niterói vão participar na próxima terça (30), às 10h30m do ato público promovido pelo Conselho Regional de Medicina do estado do Rio de Janeiro em defesa do Hospital Orêncio de Freitas e pela sua manutenção. O convite foi feito na tarde desta quinta (25), pelo Conselheiro do Cremerj, Alkamir Issa, ex-secretário de Saúde de Niterói, ao Presidente da Câmara, Paulo Bagueira e ao Presidente da Comissão de Saúde do legislativo de Niterói, Vereador João Gustavo.

“Vamos convidar todos os vereadores para participar do ato do Cremerj que não tem conotação política ou partidária. O que todos querem é que o Orêncio de Freitas, que é uma referência para vários municípios, continue a atender a população. Porém, do jeito que está, com pouca ou nenhuma verba federal ou estadual isso não está sendo possível e quem mais sofre é a população”, disse Paulo Bagueira durante a audiência.

Para Alkamir Issa, o Orêncio de Freitas não pode mais ser tratado como um hospital municipal e necessita do apoio de outras esferas do poder. “Quando era secretário, o município investia cerca de R$ 14 milhões por ano, que acredito, deva ser o mesmo valor do investimento atual. É muito recurso para o município arcar sozinho, sendo que mais de 40% do atendimento prestado ali é de cidades vizinhas a Niterói”, avalia. Ele lembra que quando foi municipalizado em 1992, cerca de 600 funcionários eram do Ministério da Saúde e hoje não chega a 100. “Infelizmente, os recursos federais repassados para o Orêncio de Freitas não seguiram a mesma demanda do investimento que o Hospital necessita. Hoje tem que se investir muito ali e o município não têm como, mas uma solução deve ser encontrada e nosso ato é pela manutenção dos serviços de referência que o Orêncio presta” afirma.

O Vereador João Gustavo lembrou que a Câmara de Niterói realizou audiência pública no Orêncio de Freitas onde foram levantadas todas as necessidades do hospital. “Encaminhamos uma cópia do relatório ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Precisamos da união de todos os municípios, em consórcio para que o Orêncio de Freitas volte a ser a referência que era há uns anos atrás”, disse João Gustavo. Bagueira definiu, ainda, que formará uma comissão de parlamentares do município, convidando inclusive deputados federais com atuação nos municípios que são atendidos pelo hospital do Barreto, para uma audiência no Ministério da Saúde. “Vamos mostrar a realidade do hospital, sua importância para a região e buscar uma solução que passe pelo apoio de todos os municípios envolvidos”, disse ele.

Ascom Câmara
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário