quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Câmara aprova volta de 21 vereadores para 2013


Projeto ainda terá nova votação na próxima semana para se tornar lei

Em sessão plenária realizada na tarde desta terça (27), a Câmara de Vereadores de Niterói aprovou, em primeira discussão, mudança na Lei Orgânica Municipal para que a cidade volte a ter 21 legisladores a partir de 2013. A sessão também aprovou sete outros projetos de lei de autoria dos vereadores sobre os mais diversos temas. A alteração no número de vereadores teve aprovação quase unânime, sendo contrário, apenas Gezivaldo Ribeiro de Freitas (PSOL), o Renatinho. A Câmara tem hoje 18 vereadores.

O presidente da Câmara, Paulo Bagueira (PPS), ressaltou que quando o Poder Judiciário reduziu o número de cadeiras, não houve corte de recursos. “Dessa vez tivemos primeiro uma redução de repasse e depois foi dada à câmara a missão de decidir pelo número de vereadores. Não iremos fugir de nossa responsabilidade, vamos adequar nossas contas e tomar a decisão constitucional que nos foi imposta. O conjunto de vereadores optou pela volta de 21”, explicou Bagueira. Leonardo Giordano defendeu o novo número. “Sempre fui favorável ao número histórico de 21, o aumento não implica gastos, uma vez que o corte no orçamento foi expressivo, de 6% para 5%, e acho a medida justa”, disse Giordano. A modificação do artigo 19 da LOM, proposta pelo projeto de lei, volta ao plenário para segunda votação depois de cumprido o prazo regimental de interstício entre uma sessão e outra na próxima semana.

OUTROS PROJETOS APROVADOS

Os vereadores também aprovaram, em primeira e em segunda discussão, depois de aprovado pedido de dispensa de interstício, o projeto de lei, de autoria de Leonardo Giordano, criando o Programa de Prevenção, Redução e Compensação de emissões de dióxido de carbono (CO2) e demais gases veiculares de efeito estufa. Também em segunda discussão foi aprovado o projeto, do vereador Paulo Bagueira, instituindo o Dia Municipal do Cristão em Niterói.

Já em segunda discussão regimental foi aprovado o projeto de lei, sobre a utilização de lacre inviolável nas embalagens de alimentos entregues em domicílio no município de Niterói, de autoria de Paulo Bagueira. A mesma sessão aprovou o projeto de lei, de Rodrigo Farah; obrigando o uso de crachá de identificação, uniforme e autorização a todos os vendedores ambulantes, nas praias de Niterói, elaborado pelo vereador Renato Cariello (PDT).

Os outros dois projetos aprovados foram, de José Antônio Fernandez, o Zaff (PDT), que obriga restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos destinados ao fornecimento de alimentos para pronto consumo informar sobre quantidade média de calorias por porção ou seu valor calórico; e do vereador João Gustavo (PMDB), para que bares, boates e clubes imprimam em seus convites e cartões de consumação os slogans “Se beber não dirija” e “Drogas: Diga Não”.

PESAR

A Câmara também aprovou moção de pesar pela morte do jornalista Mauro Costa e fez um minuto de silêncio em homenagem à sua memória. Mauro Costa, que trabalhou em diferentes veículos de imprensa, como TV Globo, TV Manchete, Última Hora, O Dia e O Fluminense faleceu aos 72 anos de falência múltipla dos órgãos e foi sepultado na tarde desta terça-feira, no Cemitério do Maruí.

Ascom Câmara
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário