sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PRODERJ QUER LEVAR CENTROS DE TECNOLOGIA A TODAS AS CIDADES‏

Diferentemente do que foi informado na última quarta (21), o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, o Proderj, pretende chegar aos 92 municípios do estado com a implantação de, pelo menos, um Centro de Internet Comunitária em cada cidade. O anúncio foi feito durante a reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), que, além de apoiar a iniciativa, vai sugerir ao Governo estadual que seja criada uma grande rede integrando todas as unidades de acesso livre à internet.

“Não só os centros do Proderj. Estamos falando dos centros do Cederj, das unidades da Faetec e das escolas do estado. Todos eles contam com laboratórios de informática com banda larga. Por que o estado, através desses laboratórios espalhados pelos 92 municípios, não estabelece uma rede de conexão? Ou seja, permitir a essas pessoas, que não têm acesso à internet em casa, o acesso com alguma liberdade, fora do horário de aula, aos sábados e domingos. Isso traria um efeito fundamental. É a inclusão social pela inclusão digital. É conectar todos ao mundo da informação”, comentou o parlamentar.

Segundo o presidente do Proderj, Paulo Coelho, existem, atualmente, 93 CICs funcionando em 46 municípios do Estado do Rio. De acordo com ele, a meta do governador Sérgio Cabral é terminar o Governo com um CIC em cada um dos 92 municípios e, assim, fazer com que o acesso gratuito à banda larga chegue a todos os cidadãos. Coelho acredita que o estreito relacionamento com as prefeituras, aliado ao Plano Nacional de Banda Larga e à determinação do governador e do secretário de Estado da Casa Civil, Régis Fichtner, órgão ao que o Proderj está subordinado, será fundamental para que a meta seja alcançada nos próximos três anos.

“A importância dos CIC criados pelo Proderj é levar inclusão social, através da inclusão digital. E hoje, mais do que isso, os CICs se transformaram em polos de ensino, onde se acabou com o vácuo dos excluídos digitais: seja por medo de uma ferramenta desconhecida ou por dificuldades financeiras”, comentou Paulo Coelho. O Proderj é responsável pelo sistema de gestão do CIC, que consiste no controle e cadastramento de pessoas que passam pelas unidades, além dos cursos de Inclusão Digital, básico e avançado, para todas as faixas etárias. Esses centros disponibilizam, para a população, o serviço de acesso à internet gratuita em banda larga.

Coelho apresentou também a forma de trabalho e os objetivos do Proderj no âmbito geral do estado. Segundo o presidente, o centro de processamento de dados atua nas áreas de modernização da gestão estadual, como na manutenção de dados de folha de pagamento, matrícula informatizada e dívida ativa e no desenvolvimento do Governo Eletrônico, criação e manutenção de sites. “É nessa infraestrutura que entra o investimento forte do Governo. Estamos com o crescimento do número de servidores, sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Saímos de 98 para 222 servidores. Isso visa a melhorar o levantamento de dados e a elaboração de indicadores para o Governo do estado”, comentou.

No setor da educação, o Proderj cuida da matrícula informatizada, que, em 2011, contou com mais de 170 mil inscrições online. Para o futuro, o Proderj já iniciou os trabalhos para incluir serviços como o cadastramento do quadro de horário dos professores, módulo de obras, módulo financeiro, cadastramento de professores e lançamento de notas. Durante a audiência, o deputado Comte Bittencourt anunciou que pretende organizar um seminário de políticas públicas para a área de tecnologia no Estado do Rio. Participaram também do encontro deputados, além de representantes da Secretaria de Estado de Educação e da Associação dos Servidores do Proderj.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário