quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ALERJ HOMENAGEIA BONI COM A MEDALHA TIRADENTES


Um dos mais importantes nomes da televisão brasileira, o publicitário e empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, foi homenageado no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, nesta quarta (26), com a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A condecoração foi iniciativa do deputado Pedro Augusto (PMDB). “Trata-se de um homem que dedicou quase toda sua vida à comunicação, que implantou no País uma linguagem nacional e estabeleceu novos padrões para a plataforma profissional da TV brasileira, em especial da TV Globo. Nela, criou o Jornal Nacional, o Globo Repórter, Fantástico, o Projac, entre outras coisas. É o papa da comunicação”, disse o deputado.

Emocionado, Boni agradeceu a homenagem, dizendo ser importante receber a Medalha Tiradentes no momento em que completa 60 anos de televisão. “Ano passado já havia feito 60 anos de rádio. O fato de estar recebendo essa medalha do Pedro Augusto, que é um radialista, me faz duplamente feliz: recebo a mais alta honraria da Casa e, ao mesmo tempo, de alguém que é do rádio, que é minha maior paixão”, disse Boni.

Natural de Osasco, Boni iniciou sua carreira nos anos 50, ainda adolescente. Com o auxílio de uma tia, estagiou como ajudante de Dias Gomes, então diretor da Rádio Clube do Brasil. Tempos depois, Dias o caminhou para um curso, promovido pela prefeitura do Rio, na rádio Roquette Pinto, onde teve as primeiras noções de locução e redação. Depois disso não parou mais. Foi câmera, iluminador e sonoplasta. Atuou em novelas e shows de auditório, produziu e dirigiu programas. Mas foi na Rede Globo, onde ingressou em 1967, que deu sua contribuição histórica à TV. Ao lado de Walter Clark, criou uma grade de programação bem-sucedida dentro daquilo que ficou conhecido como “padrão Globo de qualidade”, em vigor até hoje.

Boni foi o homem forte do canal carioca por 20 anos. Em 1997, deixou o cargo de vice-presidente, mas manteve com a emissora, até 2001, um contrato de consultoria. Na prática, não fazia muito: a empresa pagava para não vê-lo numa concorrente. Atualmente é sócio, junto com os quatro filhos, da TV Vanguarda, afiliada da Globo no interior de São Paulo.

Estiveram presentes na cerimônia a deputada Myrian Rios (PDT), as atrizes e apresentadoras Ana Furtada e Fernanda Pontes, ambas noras de Boni; o empresário Ricardo Amaral e sua esposa, Gisele Amaral; o empresário Maurício Matos, dono da revista Rio, Samba e Carnaval; e Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário