sábado, 22 de outubro de 2011

PRESIDENTE DE COMISSÃO ELOGIA INSTALAÇÕES DA UPP DO CANTAGALO


"Até agora essa é a melhor Unidade de Polícia Pacificadora que nós visitamos, sob o ponto de vista da infraestrutura e de projetos sociais". Foi com essa frase que o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Zaqueu Teixeira (PT), encerrou sua visita à UPP do Cantagalo, na Zona Sul carioca. O parlamentar acredita que, com a estrutura do local, é possível atingir todos os objetivos da política de pacificação implantada pelo Governo do estado. "A gente encontra aqui todas as condições de produzir um excelente efeito, que é pacificar a comunidade e quebrar os muros invisíveis que existem entre a comunidade e a Zona Sul", comentou Teixeira. O parlamentar pedirá ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que seja colocada uma ambulância no posto de saúde local e, assim, evitar que a polícia tenha que fazer o transporte de pacientes. De todas as ocorrências recebidas pelos policiais, 50% são para a condução de enfermos.

A UPP da comunidade funciona desde 23 de dezembro de 2009. Porém a sede administrativa da unidade só foi inaugurada no último mês de setembro. Os 196 policiais estão instalados em um prédio de cinco andares, com 900 m² de área construída. O edifício conta com elevador, sistema de ar condicionado, sistema de aquecimento de água alternativo com coletores de energia solar, equipamentos de rádio monitoramento e câmeras de vigilância, além de um auditório para a realização de cursos e reuniões com a comunidade. "Existe uma relação bastante estreita do comando com os moradores. As estatísticas demonstram que o crime está reduzindo, por aqui. Nós vimos que a polícia trabalha muito no social", disse Zaqueu.

A sede era anteriormente ocupada por famílias de baixa renda. Os moradores foram transferidos para os novos prédios construídos pelo Programa de Aceleração do Crescimento. "Foi visto que aqui, nessa comunidade, há um serviço bem estruturado. As instalações recém-inauguradas pelo governador são muito boas. É possível visualizar que os policiais estão integrados à comunidade", disse Zaqueu. "Nós conseguimos fazer com que a população estivesse integrada à polícia. A gente pode perceber que esse processo depende muito da comunidade. É um resultado muito bom", comentou o capitão PM Leonardo Nogueira, responsável pela UPP do Cantagalo.
A UPP do Cantagalo oferece aulas de artes marciais, futebol, ginástica, cinema e música. No total, são cerca de 500 crianças atendidas pelos serviços sociais da unidade. "Tem o projeto Cinema da Gente que foi trazido pela UPP, que atende aos adolescentes. Eles ficavam ociosos e hoje, não. As mães gostam muito", comentou a presidente da Associação de Moradores do Cantagalo, Alzira Amaral. "Nós não temos mais conflitos. Agora é só alegria e paz", finalizou.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário