quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ALERJ FAZ CONVÊNIO COM PRODERJ PARA INFORMATIZAR PROCESSOS INTERNOS


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo (PMDB), assinou, nessa quarta (30), o contrato de convênio entre a Alerj e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro. O acordo pretende fornecer suporte tecnológico e de cooperação técnica para o legislativo nas áreas de gerência de rede e software. A parceria promete ainda acabar com a utilização de papel nos processos da Casa. "Nós chamamos o Proderj porque é o melhor centro de tecnologia e processamento de dados do Brasil. A Alerj é um poder público e tem que aproveitar o que temos de melhor no estado. Queremos trazer para a Casa um modelo tecnológico avançado com o qual poderemos dar respostas rápidas para a sociedade, além de termos um controle administrativo total" declarou Paulo Melo.

A rede da Assembleia conta com aproximadamente quatro mil usuários, sem contabilizar os internautas que acessam o site da Alerj. O presidente do Proderj, Paulo Coelho, lembrou que um dos objetivos da parceria será implantar o sistema de gestão eletrônica de documento, que pode acabar com a utilização de papel no parlamento. "Quando a gente informatiza, nós diminuímos e podemos até terminar com a utilização de papel, já que tudo vai tramitar em meio eletrônico. No executivo, por exemplo, estamos implantando o sistema de gestão eletrônica de documento, onde o processo já nasce eletrônico e tramita eletronicamente. É um mecanismo interessante que permite a assinatura eletrônica com o certificado digital. É muito mais moderno e com a mesma validade jurídica de qualquer documento reconhecido em cartório", explicou Coelho.

"A economicidade no uso do papel é fundamental para a casa. Ela diminui custo, acelera os processos e oferece uma resposta mais rápida para os deputados e para a população que poderá consultar os processos através do nosso futuro portal, que também será implantado. Todo esse processo de informatização será muito importante", acrescentou o deputado Gustavo Tutuca (PSB), que foi o principal articulador da parceria.

Além da economia de papel, a parceria trará outras novidades para o funcionamento da Casa. "Com o convênio nós vamos agilizar a informatização da Assembleia e, principalmente, trazer algumas economias. Temos o registro de preço para aluguel de computadores e o serviço de rede. Tudo isso poderá ser utilizado pela Alerj. Com o tempo vamos conseguir montar uma nova intranet e um painel de controle, onde o presidente poderá acompanhar a gestão da Assembleia Legislativa", disse Paulo Coelho, que antes mesmo da assinatura do contrato já começou a trabalhar no projeto. "Nossos profissionais já estão trabalhando em conjunto com a Alerj. O controle de material e de patrimônio, por exemplo, pode ser bastante melhorado", finalizou o presidente do Proderj.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário