quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Livro com o pensamento político de Brizola é lançado na Câmara de Niterói


O secretário municipal de Trabalho e Renda, Osvaldo Maneschy, escolheu a Câmara de Vereadores para o lançamento em Niterói do seu livro “Leonel Brizola: a legalidade e outros pensamentos conclusivos”, escrito em parceria com Apio Gomes, Madalena Sapucaia e Paulo Becker. A noite de autógrafos atraiu amigos, jornalistas, autoridades e estudiosos da política brasileira a Casa, onde Maneschy exerceu mandato na década de 80.

Entre os muitos admiradores do ex-governador Brizola presentes, as brizolistas históricas Marlene Barroso, Luiza Mendonça e Janete Colier eram as mais animadas. “Brizola nunca vai morrer no coração da gente e na memória da política brasileira”, disse Janete. O livro mostra a opinião de Brizola sobre diversos temas políticos atuais, através das transcrições de suas falas recolhidas ao longo dos anos. Mais de 300 horas de gravação de palestras, discursos e entrevistas que foram feitas entre 1991 e 2004.

“Leonel de Moura Brizola era uma figura singular. No tempo em que convivi com ele aprendi muito. Um grande brasileiro, homem de caráter e de coragem. Foi o único a ter peito de enfrentar os militares em 61 e em 64. Nesse livro tentamos fazer um resgate da Cadeia da Legalidade e mostrar a importância do rádio em todo o processo e nos embates do ex-governador, não só no caso da cadeia da legalidade na década de 60, no Rio Grande do Sul, como o Caso Proconsult, onde, na redemocratização tentaram fraudar as eleições que Brizola se elegeu governador do Rio pela primeira vez”, conta Maneschy, que foi assessor de Imprensa de Brizola.

Entre os presentes ao lançamento estavam os secretários municipais Tânia Rodrigues, Miguel Vitoriano e Marcos Gomes; os jornalistas Ernesto Vianna, Jourdan Amora, Continentino Porto e Gentil Lima; o vereador Gezivaldo Ribeiro de Freitas, o Renatinho; e ainda os ex-colegas de Legislativo Afrânio Siqueira e Alaor Boschetti. A obra, da Editora Nitpress, também foi lançada pelos autores na sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio; e na Assembleia Legislativa de Curitiba (PR).

Se ainda vivo, o ex-governador dos estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, completaria 90 anos. Recentemente a TV Brasil levou ao ar, através de seus telejornais, uma matéria de quase oito minutos focalizando os 90 anos de Brizola e o lançamento do livro publicado pela Nitpress. A reportagem mostrou, além do que revela em seu conteúdo, a trajetória de um dos mais importantes políticos brasileiros.

Ascom Câmara
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário