sábado, 10 de março de 2012

Príncipe Harry encerra visita ao Rio de Janeiro no Complexo do Alemão


Um dos símbolos da política de pacificação do Governo do Estado, o Complexo do Alemão recebeu neste sábado (10) a visita do príncipe Harry, representante do Reino Unido. Acompanhado do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a realeza britânica passeou no teleférico da comunidade da Zona Norte do Rio.

A visita Real virou programa para os moradores do Complexo. A dona de casa Ana Paula Barbosa e a filha Juliana, de 10 anos, fizeram questão de ver o príncipe de perto, que desceu na Estação das Palmeiras para ouvir um coral de crianças da comunidade e jogar uma partida de críquete. Para Ana, a visita renderá frutos ao Alemão.

"Depois da pacificação, tudo mudou na comunidade. Estamos sendo mais vistos por turistas e a visita de um príncipe só vai aumentar ainda mais a fama do Complexo do Alemão como novo ponto turístico da cidade" disse Ana Paula, de 26 anos.

Príncipe Harry joga rúgbi com time do Projeto Rio 2016

No segundo dia da primeira visita oficial ao Rio, Harry também mostrou suas habilidades como jogador de rúgbi em uma partida com jovens de comunidades pacificadas que participam do Projeto Rio 2016, da Secretaria de Esporte e Lazer. A realeza britânica treinou durante cerca de meia hora com dez crianças do projeto, na Praia do Flamengo, na Zona Sul.

Durante a partida de rúgbi com Harry, que antes participou da corrida Great Sports Day e de uma partida de vôlei, 10 dos 60 alunos do time do Rio 2016 tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o esporte. Há nove meses, o rúgbi, que volta ao programa olímpico nos Jogos de 2016, faz parte da vida de crianças carentes como Joyce de Oliveira, de 10 anos. Moradora do Cantagalo, em Ipanema, a jovem fez um "try"(ponto) com passe do príncipe.

"Foi muito legal jogar do lado de um príncipe, ele é um ótimo jogador e acho que aprendi vários truques. Nunca pensei em ficar tão perto de um príncipe, ainda mais ser da mesma equipe de rúgbi, na minha primeira partida como jogadora. Eu só treinei dois dias, estou a pouco tempo no esporte. O jogo de hoje me deu mais vontade ainda de vencer e ser campeã" contou Joyce.

Há nove meses, o rúgbi foi incluído no Projeto Rio 2016, que promove a inclusão social através de 48 modalidades esportivas oferecidas em 700 núcleos para mais de 210 mil pessoas. O objetivo é ampliar o projeto para 300 mil pessoas, em mil núcleos, até o fim do ano. Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins, a integração de crianças do projeto com o príncipe é importante para incentivar os futuros atletas.

"Queremos mostrar como o Brasil está se preparando para os Jogos. Os projetos sociais, como o Rio 2016, são cada vez mais ampliados. Tenho certeza de que as crianças do time de rúgbi serão grandes medalhistas. Essa ponte entre o Rio e Londres é fundamental para trocar experiências para as Olimpíadas de 2016" afirmou Marcia Lins, que entregou uma camisa da Seleção Brasileira para o príncipe.

Primeiro dia no Rio de Janeiro

No primeiro dia de visita ao Rio, na sexta (9), o príncipe fez um passeio de helicóptero e conheceu os principais pontos turísticos da cidade e os equipamentos olímpicos para os Jogos de 2016. A secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins, foi a anfitriã do tour de aproximadamente uma hora, que sobrevoou o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea e Orla.

O passeio do príncipe incluiu vistas panorâmicas das instalações de Deodoro, do Engenhão, do Sambódromo e da Praia de Copacabana. De acordo com a secretária, o príncipe ficou impressionado com as obras do Maracanã e com o tamanho do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, que vai abrigar metade das atividades das Olimpíadas.

Na noite de sexta-feira, Harry conheceu o Pão de Açúcar de perto. No monumento, a realeza britânica participou da campanha Great, realizada para aumentar o potencial econômico dos Jogos de Londres de 2012. No evento, que celebrou os laços entre Brasil e Reino Unido, o príncipe fez seu primeiro discurso ao povo brasileiro, e se mostrou impressionado pelas belezas naturais do Rio.

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário