quarta-feira, 4 de abril de 2012

VISTORIAS DA COMISSÃO DO IDOSO NO BAIRRO DO MÉIER


O panorama encontrado pela Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pela deputada Claise Maria Zito (PSD), durante vistoria em agências bancárias no Méier, zona Norte da capital, nesta terça (03), foi mais positivo do que o verificado na vistoria feita em Bangu, na segunda-feira (02). "Estamos tendo bons resultados com essas vistorias. Quando a gente entra no banco já está todo mundo apreensivo, todos procurando cumprir as determinações da lei e isso é muito importante. Observamos hoje que todas agências estavam com o caixa preferencial funcionando, tinham o número determinado de cadeiras para os idosos e que estavam trabalhando com a entrega de senhas", contou a deputada.

A vistoria teve como objetivo principal cobrar o cumprimento da Lei, que obriga os bancos a realizarem o atendimento preferencial em até 20 minutos, em dias normais, e de 30 minutos, em véspera e após os feriados, e dá outras providências. "Estamos tendo a oportunidade de conscientizar os bancos sobre a legislação, e que essas leis são para serem cumpridas. Nessas visitas, nós temos o papel de informar aos idosos sobre seus direitos", disse Claise, que esteve na Rua Dias da Cruz e passou por agências do Santander, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Bradesco.

Apesar dos avanços, a presidente da comissão constatou que somente duas empresas bancárias (Bradesco e Itaú) cumpriam todas as determinações legais. Já as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal não possuíam os dizeres da lei afixados de forma visível para os clientes, como obriga a lei. O Banco Santander, que 2ª feira, em Bangu, apresentou os maiores problemas, como uma fila de espera de até três horas, também foi a instituição, no Méier, que mais descumpriu a legislação. Dessa vez, a deputada observou que o banco não identificava de forma clara as cadeiras para os clientes portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos. Por lei, todos os bancos tem que reservar, preferencialmente, 15 cadeiras para esses clientes. O atendimento na agência do Méier, porém, estava dentro do prazo de 20 minutos.


Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

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