quarta-feira, 20 de junho de 2012

GOVERNO PRETENDE LIBERAR R$ 8 MILHÕES PARA OBRAS DO CAMPUS DA UEZO‏

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, garantiu, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta terça (19), que o Governo pretende liberar, ainda este ano, R$ 8 milhões para o início da construção de um campus próprio para a Universidade Estadual da Zona Oeste, a instituição funciona de forma improvisada no Instituto de Educação Sarah Kubitscheck, em Campo Grande. O representante do Governo do estado esteve em uma reunião da Comissão de Educação da Casa, presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), onde ainda foram debatidas questões salariais que motivaram greves em universidades estaduais.

“O que também conseguimos de mais concreto aqui hoje foi a garantia do secretário de que irá agendar novas reuniões para discutir, separadamente, a situação trabalhista que envolve cada uma dessas universidades”, contou o parlamentar, referindo-se à Uezo e às universidades do Estado, Uerj, e do Norte Fluminense, Uenf. Durante o encontro, professores da Uerj aproveitaram a ocasião para reivindicar a implementação do regime de Dedicação Exclusiva da instituição. “Nenhum professor prefere entrar em greve a dar aula para seus alunos. Estamos em greve porque somos a única universidade do País que não tem dedicação exclusiva”, explicou o presidente da Associação de Docentes da Uerj, Guilherme Motta.

De acordo com a Lei, a dedicação exclusiva passa a ser um incremento em relação ao salário-base do professor com carga horária de 40 horas por semana. Em outubro de 2011, Guilherme Motta confirmou que 60% dos professores da Uerj teriam interesse em aderir à DE. Comte lembrou que a Comissão de Educação realizou “diversas audiências, no ano passado, para discutir a implantação do regime”. Ele aproveitou a oportunidade para questionar Sérgio Ruy sobre a DE. O secretário prometeu enviar mensagem do Governo à Alerj até o fim de 2012 contemplando o assunto.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário