sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CPI VAI SOLICITAR RELATÓRIO DE UNIVERSIDADES AO MINISTÉRIO DO TRABALHO‏

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro que investiga denúncias contra as universidades particulares do estado, deputado Paulo Ramos (PDT), disse, nesta quinta (30), que vai solicitar ao Ministério do Trabalho um relatório sobre a fiscalização das entidades de ensino superior que funcionam no Rio. Durante reunião da CPI na Casa, o chefe de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, Márcio Guerra, declarou que as instituições têm sido fiscalizadas de forma sistemática e que, há dez anos, são autuadas sempre pelas mesmas irregularidades.

Os representantes do MT garantiram também que vão acrescentar as universidades particulares no programa de combate à terceirização ilícita e pedir ao Sindicato dos Professores do Município do Rio e Região mais dados para investigar as denúncias de descumprimento das leis trabalhistas. “O apoio e a colaboração das entidades sindicais, dando informações de qualidade que apresentem denúncias bem fundamentadas, são essenciais para a nossa atuação”, afirmou Guerra. “A punição aos administradores é necessária quando há irregularidade, mas o nosso objetivo é a regularização”, garantiu.

César Siqueira Assreuy e Fábio Mazzonetto, representantes do grupo Galileo Educacional, que administra universidades no estado, não compareceram à reunião. Segundo a assessoria deles, ambos estão viajando. Paulo Ramos informou que os dois serão convocados novamente para a reunião do próximo dia 13. O relator da CPI, deputado Robson Leite (PT), reforçou a importância do depoimento de um representante do Ministério da Educação. “Precisamos saber como é feita a fiscalização do MEC nas universidades privadas para enviar o relatório final ao Ministério Público e à Comissão de Educação da Câmara em Brasília”, pontuou o petista.

Também participou da reunião o chefe da Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, Augusto Lima. Na próxima quinta-feira (06), a CPI vai ouvir o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze. “Temos os cursos de Medicina no estado, que incluem as residências médicas. Por conta disso, vamos ouvir o doutor Darze, que tem denúncias a fazer”, finalizou Paulo Ramos.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário