quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CÂMARA CONGELA SUBSÍDIOS DE PREFEITO E VEREADORES PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

A Câmara de Vereadores de Niterói manteve congelado para os próximos quatro anos os subsídios do prefeito, do vice-prefeito e dos 21 vereadores. A medida atinge os cargos comissionados dos poderes legislativo e executivo, incluindo os secretários municipais e as incorporações dos servidores. A mensagem foi aprovada na sessão desta terça (18), como substitutivo ao projeto de lei, que fixava os novos subsídios para os próximos quatro anos.

De acordo com o Presidente Paulo Bagueira, a mensagem deveria ter sido votada em até 30 dias antes das eleições municipais, conforme prevê o regimento interno, mas quando foi colocada em votação, em segunda discussão, já que em primeira havia sido aprovada, uma manifestação contrária à iniciativa interrompeu a sessão daquele dia. “Procuramos o Tribunal de Contas do Estado para saber da possibilidade de aprovarmos em segunda discussão o projeto, mas não obtivemos resposta à nossa consulta. Por isso, fomos obrigados a votar o substitutivo hoje que mantém os subsídios no mesmo valor do que foi fixado há quatro anos”, explicou Bagueira.

A  Câmara também aprovou o projeto de lei que altera a lei que autoriza a construção de apenas uma unidade por lote de 450 metros quadrados no bairro de Itacoatiara. Com a alteração, proprietários que deram entrada em projeto antes da promulgação da lei, terão direito a aprovação de mais de uma unidade por lote.

Sessão extraordinária hoje

Mais uma sessão extraordinária foi convocada pela Mesa Diretora da Câmara para esta quarta (19), às 16 horas. Com a sessão regimental confirmada para às 17 horas, serão realizadas duas sessões no mesmo dia, onde a Mesa Diretora pretende votar o orçamento de 2013 da Prefeitura de Niterói e iniciar o recesso legislativo. Entre os projetos em pauta para votação estão a mensagem-executiva, sobre a autorização para incluir o imóvel onde funciona o Iate Clube Jurujuba, como área de especial Interesse Turístico, visando a criação de pousada para atletas.

A instituição da Medalha Legislativa Oscar Niemeyer e a revogação da lei, que autorizou o município a alienar o imóvel no Loteamento Jardim Fluminense. Na segunda-feira a Câmara realizou outra sessão extraordinária pela manhã.

Natal na Câmara

Pelo quarto ano consecutivo a Câmara de Vereadores de Niterói abre, oficialmente, nesta quinta (20), a partir das 19 horas, as comemorações natalinas na cidade. O Papai Noel oficial do município, Sohail Saud, vai participar do “Natal de Luzes 2012” realizado nas escadarias do Legislativo e que terá, ainda, a apresentação do tradicional Coral das Princesas de Petrópolis. Antecipando a festa, haverá apresentação do grupo Arte de Dançar, com dançarinos da terceira idade comandado pelo professor Luciano Motta, a Cia de Dança do Projeto Gugu de Ginástica para a Terceira Idade e  o Centro de Dança Ian Pacheco. A entrada é franca.

A festa marca, ainda, a iluminação especial de Natal promovido pela Câmara de Vereadores no centenário prédio onde funciona o legislativo da cidade. “A iluminação de Natal e a festa de chegada de Papai Noel são duas ações que começamos a quatro anos, com o objetivo de integrar à Câmara à comunidade. Acredito que ações de transparência como as sessões legislativas transmitidas ao vivo pela internet como iniciamos agora e atividades culturais como o Natal na Câmara, contribuem para esta integração e participação da sociedade no acompanhamento do trabalho legislativo”, afirma Paulo Bagueira, Presidente da Câmara.

O ponto alto da festa promete ser a chegada do Papai Noel oficial de Niterói, interpretado pelo artista Sohail Saud, como já faz há muitos anos, trazendo alegria e emocionando crianças e adultos. “É uma satisfação muito grande participar das comemorações do Natal todos os anos. Esse evento da Câmara já entrou no calendário oficial e, particularmente, fico muito emocionado”, disse Sohail Saud.

O evento tem o apoio da Neltur e da Fundação de Artes de Niterói e patrocínio da Concessionária Águas de Niterói, através da lei de incentivo à Cultura do Governo Federal.

Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário