segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Brasil e China ganham concorrência para fabricação de novas barcas



Secretaria de Transportes anuncia estaleiros responsáveis pela fabricação de nove embarcações para sistema de transporte hidroviário.

As novas embarcações encomendadas pelo Governo do Estado para atender a demanda de passageiros do transporte hidroviário do Rio de Janeiro serão fabricadas por empresas do Brasil e da China. Os estaleiros INACE – Instituto Naval do Ceará – e Afai Southern Shipyard foram anunciados como vencedores da licitação finalizada pela Secretaria estadual de Transportes na tarde desta segunda (21).

As novas barcas atenderão a um aumento de 72% no número de pessoas transportadas na linha Rio-Niterói. A previsão é de que o número de passageiros salte de 11,6 mil/hora para 20 mil/hora, na ligação entre os dois municípios.

"As embarcações serão equipadas com ar condicionado, sistemas de embarque e desembarque em dois níveis, TVs de plasma, além de modernos equipamentos de navegação. A aquisição faz parte da série de investimentos em curso no sistema, como a ampliação e modernização das estações Praça XV e Araribóia"  explica o secretário de Transportes, Julio Lopes.

A licitação foi dividida em dois lotes: um correspondente às sete barcas de dois mil lugares, cada, vencido pela empresa chinesa; e outro para os dois catamarães de quinhentos lugares, vencido pela INACE. O Governo do Estado investirá R$ 273.153.171,98 na aquisição das nove embarcações, financiadas pelo Banco do Brasil.

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário