sexta-feira, 26 de abril de 2013

Vereadores aprovam mensagem executiva que acaba com limite de juros para pagar dívida‏

Foi aprovada em segunda e última discussão, durante a plenária desta quinta-feira (25), a mensagem-executiva, encaminhada pelo prefeito Rodrigo Neves (PT), que modifica o teto de encargos para pagamentos de tributos municipais. Emenda modificativa apresentada pelo vereador Bruno Lessa (PSDB), que fixava o limite de juros em 35%, foi rejeitada pelo plenário. Os vereadores Paulo Eduardo Gomes (PSOL) e Bruno Lessa argumentaram que a fixação de um limite máximo seria mais “segura ao contribuinte” com nome inscrito na Dívida Ativa Municipal. “Como foi aprovada, a dívida do contribuinte poderá ficar acima  valor do seu imóvel”, reclama o vereador Bruno Lessa. A base de sustentação do governo na Casa, na figura dos vereadores Vitor Júnior e Leonardo Giordano, ambos do PT, destacaram que como está previsto hoje, após o vigésimo segundo mês a Prefeitura ficava impossibilitada de cobrar juros sobre dívidas em atraso.
 
Segundo a Prefeitura nas palavras do secretário municipal de Fazenda, Cesar Barbiero, “o objetivo é fazer justiça fiscal e não premiar o mau pagador. A lei retira o teto de 20% de juros aplicados sobre impostos em atraso do Código Tributário de Niterói. A medida visa possibilitar ao município cobrar os atrasados com juros sem um limite máximo, desestimulando a inadimplência. Atualmente a prefeitura só pode cobrar juros por uma dívida até o teto de 20%, independentemente do tempo de existência do débito.” Os dois vereadores do PSOL presentes, Paulo Eduardo Gomes e Renatinho, ao lado de Bruno Lessa, votaram contra a aprovação da mensagem.

Mesa Diretora e Comissões

A Mesa Diretora da Câmara de Niterói tem nova integrante. A vereadora Priscila Nocetti (PSD) deixou a presidência da Comissão de Esporte, Lazer e Turismo e foi eleita ontem para ocupar a 2ª vice-presidência, em lugar de Waldeck Carneiro (PT), licenciado para ocupar a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. As outras mudanças nas comissões permanentes foram fruto de entendimento entre os vereadores. Vitor Júnior assume a presidência da Comissão de Fiscalização Financeira, Controle e Orçamento em lugar de Carlos Macedo; e o Pastor Ronaldo (PTN) vai para a presidência da Comissão de Desenvolvimento e Indústria Naval, antes ocupada por Andrigo de Carvalho (PTdoB), que vai para a presidência de Esporte, Lazer e Turismo. 

Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário