quarta-feira, 29 de maio de 2013

Funcionários da Câmara tomam vacina contra a gripe‏

Pelo quinto ano consecutivo equipes da Fundação de Saúde de Niterói aplicaram a vacina contra a gripe nos funcionários da Câmara de Vereadores. Nos dois últimos dias de maio a equipe da Unidade Básica do Centro, deslocada para o Legislativo, ficou a disposição dos servidores entre 10 e 16 horas. Vera Valadão, funcionária de um dos gabinetes, aproveitou a hora do almoço para se vacinar. “Não tomo com frequência, mas ano passado fui vacinada e raramente tenho uma gripe. Quando pego é a forma mais branda”, contou ela. Ivonete Ramos, que há 16 anos trabalha no Legislativo, experimentou a vacina. “Vou avaliar o resultado e ano que vem eu conto se surtiu efeito. Todas as minhas amigas já tomam e sentem-se muito bem”, disse. Patrícia Albina também resolveu deixar o medo da “agulhada” de lado e recebeu a vacina.


A equipe da Unidade Básica foi composta pelas técnicas de enfermagem Isabel Cristina Ribeiro e Marcelly de Oliveira Matheus, sob supervisão da chefe do Serviço de Vigilância em Saúde da unidade básica, Ana Paula de Souza Marra. Até 15h30, meia hora antes do encerramento, mais de 130 doses já haviam sido aplicadas. A campanha nacional já terminou, mas quem ainda não conseguiu tomar a vacina pode procurar o posto de saúde mais próximo e ver se ainda está disponível em estoque.

SAIBA MAIS
 
A gripe, ou influenza, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam por congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dores musculares e dor de cabeça.
 
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário