segunda-feira, 13 de maio de 2013
MERCADOS SÃO MULTADOS DURANTE VISTORIA DA COMISSÃO DA ALERJ
Alimentos com a data de validade vencida, deficiência na refrigeração de artigos, acondicionamento inadequado de carnes e falta de asseio. Essas foram as principais irregularidades encontradas pela Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pela deputada Lucinha (PSDB), durante vistoria em conjunto com agentes da Vigilância Sanitária realizada nesta segunda (13), em três estabelecimentos da zona Sul da capital. “A comissão vai continuar fazendo vistorias em todo o estado e cobrando para que essas irregularidades sejam resolvidas”, disse a parlamentar, ressaltando que as visitas foram baseadas em denúncias recebidas pelo Disque Segurança Alimentar (0800-282-0376).
O primeiro estabelecimento a receber a visita do colegiado foi o Mercado Mercadez, na Glória. O local foi mais uma vez notificado e multado por utilizar uma sala em um prédio anexo como depósito dos produtos. “No dia 27 de março, o mercado já havia recebido um edital de interdição dessa sala, mas hoje constatamos que eles continuam utilizando o lugar, o que não pode acontecer”, reclamou Lucinha. Além disso, também foram encontradas irregularidades como falta de higiene na manipulação dos alimentos, ausência de rótulo nos produtos, potes de manteiga sem data de validade e carnes expostas em locais inadequados.
Já durante a fiscalização no restaurante Amarelinho da Glória, a comissão encontrou molhos à base de maionese sem a devida refrigeração e panelas utilizadas para a preparação de comidas sem condições de uso. O estabelecimento já tinha sido notificado pela Vigilância Sanitária no mês passado e tem até o fim deste mês para substituir os utensílios de cozinha. Gerente do restaurante, Isídio Lima disse que a troca das panelas já foi providenciada. “Compramos na última sexta-feira e acredito que ainda esta semana receberemos o pedido e faremos a troca”, garantiu. Membro da comissão, o Deputado Waguinho (PRTB) disse que as empresas precisam se organizar melhor para não colocar em risco a saúde dos consumidores. “Essa foi a primeira de muitas vistorias que a comissão pretende fazer. O próximo local a receber a comissão vai ser a Baixada Fluminense”, anunciou o parlamentar.
No supermercado Extra, no Largo do Machado, foram encontradas frutas importadas com a data de validade vencida, falta de água quente corrente no refeitório e água residual no piso do refeitório e da padaria. O local foi multado. Para a parlamentar, o valor máximo das multas, de R$ 1.290, é muito baixo. “O valor da multa aplicada pela Vigilância Sanitária é muito pequeno, e por isso muitos estabelecimentos continuam descumprindo as normas”, disse. Lucinha afirmou ainda que pretende enviar um ofício ao prefeito da cidade, Eduardo Paes, pedindo que ele envie uma mensagem para a Câmara dos Vereadores a fim de aumentar o valor das multas.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário