quarta-feira, 26 de junho de 2013

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DECIDE FAZER MAIS DUAS REUNIÕES SOBRE DEGASE‏

Preocupado com o projeto pedagógico e com as condições salariais do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Comte Bittencourt (PPS), vai marcar duas novas audiências públicas para continuar debatendo o assunto. O anúncio foi feito durante reunião do colegiado, nesta quarta (26). “Essa foi a primeira audiência que fizemos tratando desse tema específico. Foi importante para fazer um primeiro balanço da situação da instituição, mas é necessário aprofundar o debate”, explicou o parlamentar.

O Degase já foi vinculado a outras Secretarias de Estado, entre elas a de Justiça, Direitos Humanos, Ação Social e também à Casa Civil. Desde 2008 foi transferido para a Secretaria de Estado de Educação. “A partir do momento que o Degase foi transferido para a Seeduc passou a ser um componente de responsabilidade dessa comissão, aqui no parlamento estadual”, afirmou Bittencourt. Durante a reunião o representante do Sind-Degase, Marco Aurélio Rodrigues, defendeu a criação de uma secretaria própria para cuidar do órgão e pediu celeridade no retorno dos benefícios para os servidores do Degase.

“Sócioeducação não é só educação, é um conjunto de ações que visam a ressocialização dos adolescentes acautelados pelo estado. Isso tem que ser tratado de maneira objetiva, tem que ter um foco maior, afinal são vários atores que interagem para que isso aconteça. Temos que ter uma visão de saúde, educação e segurança pública juntos, e o ideal seria uma secretaria própria para essa questão”, pontuou Rodrigues.

O diretor do Degase, Coronel da Polícia Militar, Alexandre Azevedo de Jesus, disse que a interrupção do benefício da progressão para os servidores do Degase aconteceu em 2011, mas que o projeto atual para trocar o artigo referente a progressão foi feito este ano e está sendo avaliado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. “O governador Sérgio Cabral já informou que os benefícios relativos a progressão serão discutidos da forma mais célere possível para que o servidor volte a receber o quanto antes”, frisou.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário