quarta-feira, 26 de junho de 2013

PRAIAS TERÃO PAINÉIS INFORMANDO CONDIÇÕES DE USO‏

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta (26), em discussão única, o projeto de lei, em que a deputada Aspásia Camargo (PV) e o deputado Dr. José Luiz Nanci (PPS) estabelecem as regras de fiscalização e divulgação da balneabilidade das praias. A qualidade da água, diz a proposta, deverá ser divulgada em boletins nos sites do órgão responsável pela fiscalização, atualmente o Inea, e, no caso de praias mais frequentadas, em painéis informativos na orla. “Ao aumentar a consciência da população sobre a qualidade das praias que frequentam, aumenta a chance de um pressão popular por soluções para a poluição, causada por problemas de saneamento”, disse Aspásia, que preside na Alerj a comissão de Saneamento Ambiental.

Nanci, que é médico, chama a atenção para os riscos que as famílias correm frequentando praias poluídas. “Náusea, vômitos, diarreias e problemas de pele são riscos reais em praias impróprias para o banho”, salienta o coautor da proposta, que define que os painéis deverão ser instalados a cada quilômetro, preferencialmente próximos aos postos de salvamento. Eles deverão indicar as datas das coletas de amostras, o endereço eletrônico em que estão os resultados completos das análises e a classificação da praia em que está localizado como própria, subdividida em condições: excelente, muito boa, satisfatória, imprópria e interditada para banho. A qualidade das areias também deverá constar dos painéis.

O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta. A periodicidade e os critérios do monitoramento em cada praia, que cabe ao Poder Público estadual, deverão ser definidos em regulamentação.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário