quinta-feira, 11 de julho de 2013

ALERJ RECEBE MOSTRA DE BORDADOS DO ESTADO‏

O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, inauguraram, nesta quinta (11), o 1º Concurso de Bordados do Estado. As peças que concorrem ao prêmio máximo de R$ 5 mil estarão expostas para visitação até o dia 20 de agosto, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e os finalistas serão escolhidos pelos votos dos visitantes. "A gente sempre diz que a atividade econômica pode ser de grande empreendimento ou de artesanato, por exemplo, que são atividades que geram emprego para a população. O bordado é uma atividade importante por integrar artistas e o concurso faz com que eles divulguem o seu trabalho e levem maior renda para seus lares. Além, é claro, da importância artística e cultural", comentou Julio Bueno. 
As peças que fazem parte da mostra foram selecionadas entre os trabalhos de artesãos de mais de 50 municípios do estado e vão desde luminárias, almofadas, tapetes e colchas até roupas. Todos os itens foram bordados à mão, confeccionados a partir de diferentes técnicas. "Quem levar o prêmio, vai ser por merecimento. Todos estão muito bonitos e temos vários artistas de ponta", lembrou Mirian Freitas, artista da Vila da Penha, zona Norte da capital, que, além de levar sua saia bordada para a exposição, também comemorou a loja temporária que ela montou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, durante a Copa das Confederações. "A minha técnica é de aplicação com reaproveitamento de retalhos. É um trabalho de conscientização, que pega peças de tecido que iriam para o lixo e transforma em novas roupas, almofadas, bolsas, tudo", explicou Freitas.
O público que visitar a mostra poderá votar em suas peças favoritas, colaborando para a escolha dos 30 trabalhos que serão selecionados para a fase final do concurso, quando serão submetidos a um júri técnico, formado por profissionais ligados à arte e à moda. "Eu gosto mais do colorido. Tem a cara do Rio de Janeiro. O nosso estado tem esse colorido no ar, no céu, na mata e no mar. É uma característica do bordado do Rio de Janeiro. E esse bordado é responsável por manter milhares de famílias no estado", salientou a subsecretária de Estado de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio. A secretária de Estado de Trabalho e Renda, Roseli Ramos Duarte, também prestigiou o lançamento do concurso. "Nós estamos investindo para que o artesanato possa dar muitos frutos", comentou.
A exposição fica no Palácio Tiradentes, 3º andar, na rua Primeiro de Março, s/n°, Praça XV, Centro do Rio de Janeiro. De segunda a sábado: das 10h às 17h. Domingos e feriados: das 12h às 17h. Com acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº. Até 20 de agosto, com entrada franca.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário