sexta-feira, 19 de julho de 2013

Celebração dos 20 Anos da Chacina da Candelária.

Movimento 20 Anos da Chacina da Candelária, dentro das Comemorações da JMJ, celebram mais um ano, a Chacina ocorrida. O tema da Jornada Mundial da Juventude, "IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES" repercute uma mensagem missionária especial em favor da vida para todos os segmentos sociais, sobretudo, para aqueles mais carentes de uma nova esperança em suas vidas.
No Rio de Janeiro, em especial, há alguns segmentos para os quais a mensagem da JMJ chega impondo uma atitude proativa, ora de cobrança, ora de celebração. Podemos cobrar mais missionariedade de toda sociedade, por exemplo, nas cadeias, nas penitenciárias, nos albergues, na ausência de centros de tratamento aos jovens adictos e outros. Todavia, em razão da relevância do trabalho realizado à época e da necessidade de continuação da luta pelas crianças e jovens em situação de risco, na JMJ iremos celebrar também, os 20 ANOS DA CHACINA DA CANDELÁRIA.

Devemos lembrar a memória histórica das crianças assassinadas, no ambiente marcante da cidade, de homenagem às vítimas, a Igreja da jovem Santa Teresinha, patrona das Missões. Essa igreja será o BACK POINT DA JMJ. Seu posicionamento, na passagem para a Missa com Papa Francisco, combinado com o costume recente da comunidade de fazer eventos de massa diferenciados, como a BÊNÇÃO DA VIRADA, inclusive com a presença do Arcebispo Dom Orani, atrai as atenções para a CELEBRAÇÃO DOS 20 ANOS DA CHACINA DA CANDELÁRIA.

O evento será na Terça Feira dia 23 após a Cerimônia na Praia de Copacabana de onde partirão 08 jovens lembrando as crianças mortas na chacina da Candelária, que levarão uma Cruz Simbólica, acompanhados de tochas e peregrinos, até a Igreja de Santa Teresinha ao lado do Rio Sul. Na chegada, haverá um silêncio orante, seguido da apresentação de um vídeo sobre a chacina, bem como depoimentos de jovens e participantes de nossa sociedade. Na oportunidade, será exibida uma Faixa do Tema Social da Copa 2014 “Por um Mundo sem Armas, Drogas, Violência e Racismo”. Outras atividades estão sendo programadas.

Está sendo articulada a presença do Papa Francisco, no evento.

A produção do evento conta com o apoio do Desembargador José Muinos Pineiro Filho (21 81329067 ou 78119043), Padre Marcus Lázaro (21 97737533), Yvonne Bezerra de Melo, Cristina Leonardo (21 82901517), Ramiro Montalvão (21 78645168) e Patrícia Santos (21 98099199). cujos contatos poderão ser feitos pelos telefones acima.

Cidadania Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário