terça-feira, 23 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO É RECEPCIONADO POR DEPUTADOS EM EVENTO OFICIAL

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro foi representada por um grupo de treze deputados no evento de boas-vindas ao papa Francisco, nesta segunda (22), no Palácio Guanabara, sede do governo do estado. Os parlamentares estavam entre as autoridades que recepcionaram o pontífice, em sua primeira viagem internacional depois de eleito. O líder da Igreja Católica, no país para participar da Jornada Mundial da Juventude, fez um discurso pontuado pela humildade e preocupação com as oportunidades para os jovens, pontuada pela declaração de que “Cristo bota fé nos jovens”, que arrancou aplausos dos presentes ao evento no Jardim de Inverno do palácio. O discurso, em português, foi elogiado pelo presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB). “Nunca vi tamanha demonstração do espírito franciscano”, frisou o deputado, em alusão à simplicidade de São Francisco de Assis, cujo nome inspirou o novo papa. “Ele traduziu com perfeição o que a juventude representa para cada um de nós. Sobretudo a coragem”, traduziu.
O evento, que teve como anfitriões representantes dos três níveis de Governo, a presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito Eduardo Paes (PMDB), foi iniciado por volta das 18h com o discurso da presidente, que salientou os valores comuns de seu governo e da Igreja, como o combate às desigualdades sociais. Destacando a sensibilidade do papa Francisco às questões sociais, Dilma citou a parceria do governo e da Igreja em projetos como os desenvolvidos pelas pastorais com a população carente e carcerária. Ela também relacionou o evento religioso mundial voltado à juventude com as manifestações que têm acontecido em todo o país desde junho, definindo: “Democracia gera o desejo de mais democracia, qualidade de vida desperta o anseio de mais qualidade de vida. A Juventude clama por mais direitos, e este é (portanto) um momento muito especial para a realização da Jornada Mundial da Juventude”, defendeu. 
“Energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência da sua amizade”, afirmou o primeiro papa latino-americano. “A Juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo, e é por isso que ela nos impõe grandes desafios”, discursou, citando a segurança, a educação e os valores entre suas principais demandas. “Foi especialíssimo ver, reconhecer toda a simplicidade, carisma e generosidade que o papa emana. Esta vinda é uma honra em vários sentidos, porque, além de ser um resgate da fé, ajuda a fortalecer a economia da cidade, movimentando a indústria do turismo”, analisou a deputada Myrian Rios (PSD), com um trabalho como missionária paralelo a atuação como parlamentar e que preside na Alerj a comissão de Turismo. 
Com uma camisa da JMJ sob o paletó, o deputado Marcio Pacheco (PSC) também dividiu seu entusiasmo entre a visão de homem público e de fé. “Tenho uma trajetória de 20 anos na evangelização, na Renovação Carismática Católica, então esse momento é duplamente importante para mim: na renovação da minha fé e pelos benefícios que sediar o maior evento católico do mundo traz ao Rio”, disse o deputado, também cantor e compositor de musica gospel católica. O lado artista, inclusive, vai permitir a Pacheco novos encontros com o pontífice, já que ele se apresentará nas missas campais da praia de Copacabana, de Guaratiba e no Hospital São Francisco de Assis. 
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário