quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CÂMARA DE NITERÓI REPUDIA ATO DE MANISFESTANTES

Câmara de Niterói divulga nota de repudio contra ocupação da casa legislativa e vandalismo. Veja nota à baixo.

"A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Niterói repudia a forma como vem sendo conduzida a chamada “ocupação” do plenário da Casa Legislativa.
Desde o dia 8 de agosto, quando pela primeira vez manifestantes estiveram no plenário da Casa, a Câmara teve por princípio, aceitar a forma escolhida por eles. Em nenhum momento, foi pedido ou usado da força policial ou de segurança. Imediatamente, um canal de diálogo foi aberto, procurando compreender os anseios e pautas apresentados.
Em comum acordo e durante uma assembleia que se estendeu por oito horas, os ocupantes resolveram, na sexta-feira, dia 9, abandonarem o plenário da Casa, o que ocorreu por volta das 20 horas de sexta-feira.
No dia de ontem, terça-feira, o plenário da Câmara de Niterói voltou a ser ocupado, impedindo que os vereadores pudessem realizar a sessão ordinária regimental que acontece sempre a partir das 17 horas de terça, quarta e quinta-feira.
Nesta quarta-feira, dia 14/8, mais uma vez e unilateralmente, os manifestantes impediram que fosse realizada a sessão legislativa ordinária. Mais do que isso, de forma hostil e causando constrangimento, dificultou que democraticamente a maioria dos vereadores pudesse fazer uso da palavra para explicar  o seu ponto de vista. Sem espaço para o diálogo, os vereadores resolveram abandonar o encontro, permanecendo no local apenas quatro dos 21 edis.
A longa e extensa pauta de reivindicação dos manifestantes com 34 itens, pouco pode ser absorvida pela Câmara de Vereadores e dessas que podem, todas estão em discussão pela casa dentro do processo legislativo.
Os vereadores precisam retomar o seu ritmo de trabalho. Há dois dias a Casa não consegue realizar o seu dever de debater, propor e votar projetos de interesse da coletividade, o que é sua obrigação constitucional.
 A Câmara reafirma seu compromisso com a democracia e com o diálogo, mas não irá tolerar atos de desrespeito e vandalismo que começaram a surgir na tarde desta quarta-feira. Preservar o patrimônio municipal e defender a democracia são bandeiras da qual a Câmara de Vereadores de Niterói não abrirá mão.
                                    
Niterói, 14/08/2013"

Ascom CMN


Nenhum comentário:

Postar um comentário