sexta-feira, 23 de agosto de 2013

AMANHÃ É O DIA DA CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO



Amanhã, sábado (24) tem início a Campanha Nacional de Multivacinação. Até 30 de agosto, a Secretaria de Saúde espera que cerca de 1 milhão de crianças de zero a 5 anos sejam levadas aos postos de saúde dos 92 municípios do Rio de Janeiro para atualizar cadernetas vacinais. Mais uma chance de completar o esquema básico de imunização, tomando as vacinas que, por algum motivo, não tenham sido administradas dentro da faixa etária específica. A campanha, uma parceria entre as secretarias municipais, estaduais e o Ministério da Saúde, tem como principal objetivo melhorar a cobertura vacinal do público infantil.

Neste período estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da criança, entre elas: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada de Poliomielite, Vacina Oral Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

"Esta é uma campanha de atualização vacinal. Estima-se que de 10 a 15% das crianças entre zero e 5 anos possam necessitar de pelo menos uma das vacinas do calendário, considerando o histórico de cobertura vacinal no Estado do Rio de Janeiro" esclarece o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Para a Campanha Nacional de Multivacinação, o Ministério da Saúde vai disponibilizar cerca de R$ 18,6 milhões, envolvendo 34 mil postos fixos de vacinação, além dos volantes e 350 mil profissionais de saúde.

Vitamina A

O Ministério da Saúde também disponibilizará para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, residentes em todos os municípios das Regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a suplementação de vitamina A. A suplementação, com megadoses de vitamina A, contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.
Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário