sábado, 24 de agosto de 2013

CÂMARA DE NITERÓI É DESOCUPADA

Cerca de 60 homens do Batalhão da Polícia Militar de Niterói acompanharam no início da tarde deste sábado (24) o cumprimento do mandado de reintegração de posse expedido na tarde de ontem, sexta-feira (23), pela juíza da 6ª vara cível da cidade, Isabelle da Silva Scisínio Dias. A saída dos manifestantes ocorreu de forma pacífica, sem o uso da força policial e durou cerca de 10 minutos, sendo acompanhada pelo comandante do batalhão de Niterói, Gilson Chagas e pelo oficial de justiça, João Pascoto.

A Câmara também vai passar por perícia técnica da polícia civil, solicitado pelo comando da PM. A retirada de agasalhos, mochilas, roupas de cama, comidas, bebidas e demais pertences dos ocupantes será feita a partir de uma declaração de propriedade que será assinada por cada uma das pessoas que se encontravam no interior da Câmara.
No seu despacho a juíza disse que “o que se apresenta não são cidadãos que ingressam nas galerias do plenário no horário reservado ao acesso público para defender a sua ideologia e reivindicar seus anseios políticos e sociais, mas ocupação desordenada, prejudicando o desenvolvimento das atividades parlamentares e, ainda, promovendo a depredação do imóvel e de bens móveis, de inegável valor artístico e histórico do poder legislativo municipal”, diz parte do texto.
A ocupação da Câmara de Niterói durou 16 dias, sendo iniciada no dia 8 de agosto, logo após a sessão legislativa do dia. Desde então, vereadores e ocupantes tentaram viabilizar um acordo para a saída do grupo, o que não foi possível, obrigando a Procuradoria da Casa a ingressar na última quinta-feira com o pedido de reintegração de posse o que foi acatado pela Justiça.
Na próxima semana o presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira (PPS) fará uma reunião com os vereadores para montar uma agenda de reposição das sessões legislativas que não aconteceram durante o período da ocupação.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário