quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NITERÓI SORTEIA DESFILES DO CARNAVAL 2014

Faltando pouco mais de cinco meses para o Carnaval 2014, a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói vai definir a ordem de desfiles das 37 agremiações filiadas à entidade no próximo dia 8 de outubro, no Clube Canto do Rio. O sorteio é uma das últimas etapas da elaboração do plano de desfiles que vem sendo feito desde abril pela diretoria da UESBCN. Outra novidade para o Carnaval de 2014 é a apresentação da escola mirim "Construindo Sonhos" da Unidos do Viradouro, que abrirá os desfiles das escolas do Grupo Principal, na terça-feira de Carnaval.
A passagem da escola mirim faz parte do trabalho que vem sendo feito pela União para que a festa tenha mais atrações e um público maior do que nos anos anteriores. A festa será mantida, pelo nono ano consecutivo, na Rua da Conceição, no Centro, onde há uma média entre 15 mil a 25 mil pessoas diariamente. Para 2014, o plano de desfiles prevê também o lançamento de uma revista, com as letras e a história das agremiações, para serem distribuidas ao público, e a gravação de CD's com os hinos oficiais de todas as desfilantes. Outras novidades ainda estão sendo estudadas e deverão ser anunciadas até meados de outubro, quando será concluído o plano.
O Carnaval de 2014 será realizado nos dias 1, 2, 3 e 4 de março. A festa começará com a apresentação de sete blocos de embalo. No domingo, desfilam dez agremiações do Grupo Especial de Enredo. Na segunda-feira, haverá a apresentação de dez escolas do Grupo de Acesso. A festa termina na terça-feira, com a passagem da escola mirim "Construindo Sonhos", da Viradouro, e em seguida, as dez escolas de samba do Grupo Principal.

Qualificação - Ao dar início aos trabalhos em prol do Carnaval de 2014 em abril, a UESBCN atendeu às orientações dadas no início do ano pelo prefeito Rodrigo Neves (PT), que determinou a criação de uma comissão especial para elaborar, com antecedência, a festa, com objetivo de qualificá-la. Esta comissão só foi constituída a mais ou menos um mês, e até agora não foi feito reunião com os membros, sendo o prefeito a reunião acontece até o fim deste mês.

Lei Rouanet - A diretoria da União também conseguiu, junto ao Ministério da Cultura, a inclusão do projeto do Carnaval de 2014 de Niterói na Lei Rouanet, que prevê substanciais isenções de impostos para empresas que fizerem investimentos na festa. A inclusão foi publicada no Diário Oficial da União. Através da medida, os sambistas esperam conseguir novas parcerias que auxiliem o governo municipal a custear o espetáculo. Os valores ainda estão sendo calculados.  
 
Ascom UESBCN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário