domingo, 27 de outubro de 2013

COMISSÃO QUER GRUPO DE TRABALHO PARA DISCUTIR TOLERÂNCIA RELIGIOSA

O presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Robson Leite (PT), anunciou, em audiência pública realizada na última sexta-feira (25), que vai montar um grupo de trabalho para discutir a diversidade cultural e a tolerância religiosa no estado. "Foram colocadas aqui muitas questões sobre as constantes violações contra terreiros de candomblé até mesmo em comunidades pacificadas", afirmou. Para o petista, "debater a questão da intolerância religiosa é fundamental".

Segundo Robson Leite, cuidar das comunidades quilombolas também é um papel da comissão. "Ainda hoje, essas comunidades têm sido frequentemente ameaçadas pela mesma intolerância que atinge as várias religiões que têm dificuldade em realizar seus cultos", explicou o parlamentar.
Para o professor Ângelo de Katende, do Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a educação é o principal caminho na luta pela liberdade religiosa, especialmente dos grupos de matriz africana. "Quando há o processo de educação bem elaborado e estendido a todas as camadas sociais, formamos cidadãos que podem entender as políticas públicas de uma forma muito mais profunda", disse.
Também participaram da reunião Fernanda Buarque, da Coordenadoria de Identidades Culturais da Secretaria de Estado de Cultura, e Fábio Lima, representante da regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, além de representantes de movimentos sociais organizados.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário