terça-feira, 29 de outubro de 2013

LIDERA RIO ENSINA A CAPTAR RECURSOS PARA ESPORTE EM PETRÓPOLIS‏

Gestores públicos da cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio, aprendem como captar recursos para o município em época de Copa do mundo e Olimpíadas. O programa Lidera Rio, realizou nesta terça (29), a terceira etapa regional do programa. O programa, lançado no final de agosto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de de Janeiro, tem como foco disseminar informações sobre as oportunidades que serão trazidas pelos megaeventos e oferecer ferramentas que contribuam para a criação de um ambiente para novos negócios. Segundo o consultor do Sebrae e especialista em Gestão Esportiva, Lúcio Macedo, o orçamento das prefeituras é limitado, mas os convênios e leis de incentivo, estadual e federal, podem trazer "dinheiro novo" e ativar a economia nas cidades. "É fundamental que os gestores estejam atentos a estas oportunidades e ao que elas podem somar na área de saúde, educação, meio ambiente", ressaltou Macedo, que foi o responsável, junto com a consultora Luciana Malard, pela capacitação dos secretários na área de captação de recursos e montagem do Plano Municipal de Desportos.
Para o secretário de esportes de Petrópolis, Renato Freixiela, eventos como este são fundamentais porque oferecem ferramentas aos gestores para atuar. "Estamos muito felizes de sediar este evento e torço para que venham outros, que possam nos munir com informação. Estaremos de braços abertos", disse Freixiela.
"Muitos secretários de Esporte não tem experiência de gestão pública e acabam perdendo boas oportunidades, por falta de conhecimento e tecnologia. Esse programa veio para capacitar os gestores a utilizarem recursos oferecidos em lei”, acredita o presidente da Alerj e do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, deputado Paulo Melo (PMDB). "Estamos vivendo a década de ouro do esporte e precisamos fazer com que os benefícios que os megaeventos vão trazer para o estado cheguem a todos os nossos 92 municípios. Daí a importância deste projeto, que conta com o apoio da Alerj, da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e do Sebrae-RJ", disse a secretária-geral do fórum, Geiza Rocha.
Representantes de Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim estiveram no evento. Até dezembro, serão realizados um total dez encontros regionais que atingirão os 92 municípios do Estado. A próxima etapa será realizada na região Centro Sul do estado, nos dias 05 e 06 de novembro. Gestores de Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia foram convidados.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário