quarta-feira, 16 de abril de 2014

PINTOR ADOLPHO CARVALHO ABRE AGENDA CULTURAL DA CÂMARA DE NITERÓI

A emoção marcou a abertura da exposição Tintas e Pincéis, do pintor e poeta Adolpho Carvalho. Amigos, familiares, admiradores e figuras importantes da sociedade compareceram ao Salão Nobre da Câmara de Vereadores para o evento, que fica aberto à visitação até o dia 30 de abril. Ao todo, 32 quadros podem ser vistos e comprados pelo público. 
Em sua 43ª exposição Adolpho retrata em seus quadros lugares pitorescos de Niterói, mulheres em poses sensuais, cenas do cotidiano, imagens de Cristo em suas diversas formas, personagens históricos, cavalos, familiares, amigos e sua maior paixão: os palhaços. Cada obra vem acompanhada da estrofe de um poema feito pelo pintor.

“Tantas belezas no mundo // e duvide quem quiser // a mais bela e profunda // é a nudez da mulher”. Com estes versos Adolpho apresenta o quadro em que retrata uma jovem despida sobre a cama. Em outra obra o pintor está ao lado do amigo de longa data, o jornalista Carlos Ruas. Angela Camargo, mulher do presidente do Country Club Niterói, outra amizade entre as muitas cultivadas pelo pintor, é a personagem de um dos quadros.
O presidente da Academia Fluminense de Letras, o ex-prefeito Waldenir de Bragança, fez a entrega da Medalha do Mérito Edmo Lutterbach ao artista.
"A entidade cultural mais antiga de Niterói não poderia deixar de prestar essa homenagem. Adolpho coloca sentimentos no pincel. Ao longo de sua vida como professor e artista, já viajou o mundo levando o nome da cidade. Sua postura é de dignidade permanente" disse Waldenir.
Além dos já citados também compareceram a abertura da mostra o presidente do Sindicato dos Médicos de Niterói e São Gonçalo, Clóvis Cavalcanti; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Continentino Porto; ex-alunos e profissionais da Imprensa.
Tintas e Pincéis fica aberta ao público das 11 às 17 horas, com entrada gratuita. Aos 85 anos, o curitibano Adolpho Carvalho veio para Niterói aos 11. Ex-integrante da Força Aérea Brasileira cresceu vendo o pai, Albano de Carvalho, pintar desde cedo. Versátil, trabalhou na TV nos programas Almoço com as Estrelas, de Aerton Perlingeiro, na Tupi; e com Carlos Couto, na TV Rio, em Coisas da Praia Grande.
"Fiz sucesso com as crianças numa época em que a tecnologia da TV e da fotografia era muito restrita. Enquanto o programa ia ao ar eu fazia caricaturas das crianças e dos artistas convidados" relembra Adolpho.
Conhecido como o pintor dos palhaços tem entre as suas 1.460 telas pintadas até hoje quase que a metade retratando a vida, os sofrimentos e a alegria do picadeiro. Adolpho conviveu durante muito tempo com o palhaço George Savalla Gomes, o Carequinha, de quem era amigo. O talento para a pintura e o porte atlético militar rendeu a Adolpho, quando jovem, um rápido affair com a atriz Ava Gardner. Durante uma viagem de navio o pintor foi convidado a retratar o corpo da atriz.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário