quarta-feira, 9 de julho de 2014

FOTÓGRAFO COLOMBIANO ABRE MOSTRA NA SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA‏

O fotógrafo colombiano Javier Solis abre nesta quinta-feira (10), às 19 horas, na Sociedade Fluminense de Fotografia a exposição individual “Flor – Um Mundo Para Ver”. O trabalho que fica em cartaz até o dia 10 de agosto na Galeria Jayme Moreira de Luna pode ser visitado diariamente, de 9 às 19 horas e aos sábados de 9 às 13 horas.


A mostra, a segunda individual do artista na SFF, reúne 12 fotografias em preto e branco onde retrata o dia a dia de Flor, uma cantora deficiente visual que trabalha nas ruas de Bogotá, capital da Colômbia. A coletânea de fotos, todas feitas com máquinas analógicas, foi feita ao longo de dois anos, durante a caminhada que Javier fazia de casa para o antigo trabalho, no Ministério da Fazenda colombiano.
“Passava por ali todos os dias, sem dar atenção ao ambiente urbano, até que um dia resolvi fotografar e desde então, nunca mais passei por ali, sem avaliar o ambiente e buscar um novo ângulo para fotografar o trabalho de Flor que acabou virando uma grande amiga. Os cartazes colados numa parede ao fundo de onde Flor trabalhava, também aguçaram a minha criatividade e a vontade de continuar fotografando o trabalho dela”, explica Javier, que em seu trabalho, traça um paralelo do cotidiano de Flor com os títulos dos cartazes que, em sua maioria, anunciavam peças de teatro e shows musicais.
Para o fotógrafo Antonio Machado, que preside a Sociedade Fluminense de Fotografia, o trabalho de Javier tem como base o cotidiano do seu país. “Em 2011, durante o Encontro com a América do Sul, ele expos pela primeira vez na SFF com “Carnaval em Preto e Branco”, que nos chamou muito a atenção pelo uso da fotografia analógica e em preto e branco. Estamos tendo a oportunidade de trazê-lo de volta a Niterói. A sua exposição, dessa vez retratando o dia a dia de uma deficiente visual, acontece, coincidentemente, quando iniciamos a organização do primeiro curso de fotografia voltado para deficientes visuais”, afirma ele.
A Sociedade Fluminense de Fotografia fica na Rua Doutor Celestino, 115, Centro de Niterói, mais informações pelo tel: 26201848 
Vinícius Martins - Colaborador
Edição: Camilo Borges 

Nenhum comentário:

Postar um comentário