quinta-feira, 3 de julho de 2014

MINISTÉRIO APRESENTA DADOS SOBRE O VALE CULTURA À COMISSÃO‏

Desde sua criação, em março, o Vale Cultura teve a adesão de 498 empresas no estado do Rio. Esta e outras informações sobre o programa do Governo Federal foram apresentadas pelo secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Ivan Neves, à Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O benefício, destinado à ampliação do acesso a atividades culturais, foi tema de audiência pública que o grupo realizou nesta quinta (03) no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias.
O presidente da comissão, deputado Zaqueu Teixeira (PT), disse que o encontro ocorreu propositalmente em um município da Baixada Fluminense com a intenção de descentralizar as discussões sobre as atividades culturais, geralmente restritas à capital. “Como tudo é feito no Rio, trazer uma audiência oficial aqui é deslocar o eixo”, argumentou.
De acordo com Ivan Neves, as principais metas do programa são estimular consumo cultural e fazer da cultura parte da cesta básica do brasileiro. Segundo ele, o benefício também incentiva a cadeia produtiva, já que os créditos provêm do desconto de 1% no imposto de renda de empresas credenciadas. “A cultura tem que ser vista da mesma forma que a inclusão. O Vale Cultura trará para o circuito das artes os 43 milhões de trabalhadores que ganham salário mínimo”, previu o secretário. Desde a criação, o programa conta 33 operadoras de cartão, 4.855 empresas e 712 mil beneficiados, sendo que 67% do consumo se concentra na Região Sudeste.
A secretária municipal da Cultura de São João do Meriti, Fernanda Braga Ferreira, aproveitou o encontro para defender o estímulo às atividades culturais do interior do Estado. Para ela, há poucos espaços de lazer e cultura e o deslocamento até a capital é difícil e não compensa.  “Temos dificuldade de fomentar atividades culturais em cidades de baixa captação de recursos”, apontou. Segundo a produtora cultural do grupo Terreiro de Ideias, Giordana Moreira, é necessário, ainda, divulgar o trabalho de artistas independentes e eventos sediados da Baixada, como o Circuito Cineclubista e o Encontro Internacional de Graffiti. “Não temos mediadores. Não temos secretário para falar por nós, artistas independentes”, salientou.
O Vale Cultura é um cartão pré-pago que oferece créditos mensais de R$ 50 a seus usuários para entradas em espetáculos (cinema, teatros, shows) e aquisição de artigos como livros, CDs, DVDs e revistas. O valor é cumulativo e visa a atender trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário