segunda-feira, 1 de setembro de 2014

LIVRO SOBRE O POETA CESAR DE ARAUJO SERÁ LANÇADO NA CÂMARA DE NITERÓI

A poetisa e atriz Eda Damásio lança, na próxima segunda-feira, dia 08 de setembro, às 19 horas, no saguão da Câmara de Vereadores de Niterói, o livro, editado pela NItpress, “César de Araújo – Memórias e Poemas”. Perseguido e preso na época do período ditatorial, César de Araújo teve 12 obras publicadas, organizou duas antologias, além de ter participado de vários movimentos culturais. Recebeu o Título de Cidadão Niteroiense conferido pelo Legislativo. Morto em 2006, o poeta capixaba, morou e sempre se dedicou à Cultura em Niterói.
Conhecido, também, por sua arte de interpretar poesias, César influenciou uma geração de escritores e artistas. Como estudante de Direito da Universidade Federal Fluminense, foi atuante na luta contra a ditadura usando a poesia como arma de protesto, sendo conhecido como o Poeta Universitário do Brasil, após publicação dos poemas “Canto de Morte”  e “Enterro do Menino de Belém”, pelo jornal A Tribuna da Imprensa, em homenagem a Edson Luiz, estudante morto pela polícia.
Escolhido para representar o Estado do Rio de Janeiro no 1°Encontro Nacional de Poetas, em Fortaleza, foi preso ao ler seu poema “Da Liberdade”, que havia sido premiado no I° Festival de Poesia Falada em Niterói. Na época, toda a edição do livro foi queimada. Apesar da perseguição sofrida, a anistia só lhe foi concedida depois de sua morte.
Foi diretor da Casa de Cultura Euclides da Cunha, em Cantagalo, sendo obrigado a abandonar o trabalho devido à perseguição política. Foi diretor Cultural da Ordem dos Advogados do Brasil e do Centro Orcal de Cultura e Arte, tendo dirigido também a Casa Norival de Freitas, em Niterói.
Ascom CMN
Edição: Camilo Borges 

Nenhum comentário:

Postar um comentário