quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ALERJ RECEBE ARTE JAPONESA EM NOVA EXPOSIÇÃO NO SALÃO NOBRE

As obras “Rio de Janeiro” e “Olimpíada” são algumas das atrações da exposição Shodo - Caminhos da escrita, de Tairiku Teshima, aberta nesta quarta-feira (15) no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Shodo é a escrita artística japonesa, que surgiu nos 1950 e que utiliza só um ou alguns ideogramas, em vez de vários, como se fazia no passado. “É uma iniciativa do nosso Departamento de Cultura que muito nos orgulha, uma vez que estamos recebendo o mestre da caligrafia japonesa, também considerada uma arte muito sofisticada”, destacou o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB).
O artista se disse honrado em compartilhar sua arte com os brasileiros e elogiou a arquitetura do Palácio e do Salão Nobre, classificado por ele como o lugar mais bonito onde já expôs. Segundo ele, a prática do Shodo pode levar paz ao mundo. "Através da caligrafia espero unir e levar harmonia às pessoas. Quero sentir a alegria e a fraternidade em todos", finalizou o artista, que foi prestigiado pelo deputado Paulo Ramos (PSol) durante a abertura do evento. “Conheci Teshima durante visita à sede da filosofia Sukyo Mahikari, onde ele é o fundador aqui no Brasil. Sem dúvida, um ser humano de sensibilidade contagiante e só nos honra receber sua obra”, destacou Ramos.
Nascido em Tóquio, em 1947, Tairiku Teshima é um dos maiores propagadores do Shodo, arte difundida no Japão a partir do século VII, com a expansão budista oriunda da China e da Coréia. Filho de Yukei Teshima, artista e produtor cultural responsável por disseminar essa arte pelo mundo, Tairiku busca expressar, com seu trabalho, um intercâmbio entre as culturas, promovendo união e paz mundial. Suas obras já rodaram pela América Latina, começando pelo Brasil, durante o Centenário de comemoração da migração japonesa, incluindo exibições na Venezuela, México, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.
A exposição “Shodo – caminhos da escrita de Tairiku Teshima" ficará aberta  até 25 de outubro, no Salão Nobre, no terceiro andar do Palácio Tiradentes. Ela pode ser visitada de segunda a sábado, das 10 às 17 horas, e aos domingos e feriados, das 12 às 17 horas. O acesso para cadeirantes pode ser feito pela Rua Dom Manuel, s/nº.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário