quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ÚLTIMOS DIAS PARA VISITA À EXPOSIÇÃO "SHODO - CAMINHOS DA ESCRITA"‏

Encerra no sábado (25) a exposição “Shodo – caminhos da escrita de Tairiku Teshima”, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na Praça XV, Centro da Capital. A exposição conta com parte da obra deste grande mestre da arte da caligrafia japonesa, e traz duas obras feitas exclusivamente em homenagem à capital fluminense, que sediará as Olimpíadas em 2016: “Rio de Janeiro” e “Olimpíadas”, em shodo.
Nascido em Tóquio, em 1947, Tairiku Teshima é um dos maiores propulsores do Shodo, tipo de escrita artística que surgiu nos anos de 1950 e que utiliza só um ou alguns ideogramas, em vez de vários, como se fazia no passado. O resultado é uma arte caligráfica expressiva e espontânea.
Filho de Yukei Teshima, artista e produtor cultural responsável por disseminar essa arte pelo mundo, Tairiku busca expressar, com seu trabalho, um intercâmbio entre as culturas, promovendo união e paz mundial. Suas obras já rodaram pela América Latina, começando pelo Brasil, durante o Centenário de comemoração da migração japonesa, incluindo exibições na Venezuela, México, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.
Para Tairiku Teshima, o Shodo não somente deve ser bem elaborado, como também deve expressar o coração do calígrafo, seu sentimento e a forma inerentes ao ideograma. 
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário