segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

FEIRA DO EMPREENDEDOR BATE RECORDE DE PÚBLICO E INSPIRA NOVOS NEGÓCIOS NO RIO DE JANEIRO

Em busca de informações para melhorar seu negócio ou de um fôlego extra para tirar suas ideias do papel, 30.122 pessoas estiveram no Riocentro de quinta (27) a domingo (30) participando da Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae/RJ. O número de participantes é recorde, superando em 25,5% o do ano passado. Durante a feira, 663 empresas foram legalizadas e 192 empresários participaram de 11 mesas de Sessões de Negócios. Segundo estatísticas do Sebrae/RJ, foram alinhavados negócios de R$ 2,4 milhões a serem concretizados nos próximos meses. O público teve acesso a 350 palestras e oficinas gratuitas e se inspirou com depoimentos de empreendedores que venceram após todo o tipo de adversidade, a exemplo do ator Marcos Palmeira, que contou como deu a volta por cima para transformar uma fazenda devastada no Vale das Palmeiras, hoje referência na produção de orgânicos.
Até mesmo um menino de apenas 13 anos foi fonte de inspiração. Davi Braga, possivelmente o mais jovem empreendedor do país, sócio do site List-it, deu aula de determinação neste domingo em palestra sobre empreendedorismo: "Ganhar dinheiro é apenas uma consequência. Empreendedores tem que ter vontade de crescer e aprender a sair da zona de conforto", disse ele a uma plateia estarrecida.
Fome de crescer foi o que não faltou as 17 empresas que participaram da final da Maratona de Negócios Sociais promovida durante a Feira. Na tarde deste domingo, elas apresentaram em sessões de cinco minutos seus projetos a uma banca de avaliadores e seis delas saíram vencedoras. Entre os projetos que estão iniciando, o vencedor foi a empresa Gama TV, uma Web TV para deficientes auditivos. Stop and Clean, projeto de redução de resíduos em condomínios, ficou com a segunda colocação e Favela Digital, provedor de internet social, com a terceira.
Entre o grupo de negócios mais estruturados o campeão da maratona foi o Clubinho Salva-vidas, um jogo infantil para educação no trânsito. Faveliving, projeto de geração de renda através do turismo, ficou com a segunda colocação e Zakarrey, de cuidados com idosos em comunidades de baixa renda, obteve a terceira colocação.
Para Eliandro Maurat, criador do Clubinho Salva Vidas, a Maratona foi uma motivação a mais para continuar seu projeto. "Quando decidi me dedicar ao Projeto Salva Vidas eu vendi minha casa, minha empresa, tive de abrir mão de muitas coisas. Isso porque me deixa muito feliz saber do legado de conscientização que estamos deixando. Nossa intenção é de expandir ainda mais as nossas ações, como a versão em inglês do portal que vamos lançar no próximo mês de fevereiro, portanto esse reconhecimento do Sebrae nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva ainda mais", diz ele que apostou suas fichas em um portal gratuito de games com a finalidade de divertir e educar crianças a partir dos seis anos de idade sobre segurança em diversos aspectos do cotidiano.
Na avaliação do Diretor Superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasques, a Feira mais uma vez foi um sucesso e o Sebrae/RJ irá trabalhar para que ela faça parte do calendário de eventos do Rio de Janeiro.
"Queremos que os empreendedores e os empresários já estabelecidos se programem para vir ao evento. É uma oportunidade de crescer", disse ele.
Nesta edição, 73% do público foi formado por pessoas que querem empreender e vieram buscar na Feira ideias de negócio. Elizabeth Vieira é um exemplo desse perfil. Hoje trabalha com autônoma vendendo produtos de catálogos e agora quer se estabelecer. "Vim à feira pra saber como abro uma empresa e ter ideias do que mais posso fazer se abrir um ponto. A Feira está ótima e está me ajudando a pensar", disse ela.
Além de se capacitar, ao longo destes quatro dias, os participantes tiveram a oportunidade de visitar estandes de empresas de franquias, de vendas de produto porta a porta e de comercialização de máquinas e equipamentos que permitem a abertura de negócios. Visitaram ainda lojas conceitos e conversaram com técnicos do Sebrae sobre produção agrícola, economia criativa, petróleo e gás, competitividade, oportunidades de negócios no Porto Maravilha e no interior do estado, entre outros temas. No espaço Startups, fizeram fila para obter gratuitamente seu modelo de negócio, avaliado por analistas da instituição.
Em meio a um público heterogêneo, um grupo se destacou. O Espaço Comunidades recebeu cerca de cem empreendedores de favelas cariocas que seguiram o conselho de Davi Braga e saíram da zona de conforto para vir a Feira explorar oportunidades de melhoria para seus negócios.
Ascom Sebrae/RJ
Edição: Camilo Borges

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