quarta-feira, 22 de março de 2017

Mudanças na previdência em debate na Câmara de Niterói

Nesta quinta-feira (23), às 14 horas, no Plenário Brígido Tinoco, será realizada audiência pública para debater a Proposta de Emenda Constitucional 287, em discussão no Congresso Nacional e que trata da reforma da Previdência. Um dos pontos mais polêmicos é o que muda as regras para aposentadoria, com exigência de mais tempo de contribuição e de idade mínima aos trabalhadores. A audiência será presidida pelo vereador João Gustavo (PHS), autor da iniciativa e vai ouvir lideranças sindicais, trabalhadores e autoridades ligadas ao tema.

            Meio ambiente

Plenária nesta última terça-feira (21) analisou os vetos do prefeito Rodrigo Neves (PV) ao Projeto de Lei 169/2015, que dispõe sobre a informação em embalagens plásticas dos produtos produzidos em Niterói, sobre o tempo de decomposição do plástico e os danos por ele causados ao meio ambiente, de autoria do vereador Bruno Lessa (PSDB). Por 13 votos a cinco, os vereadores decidiram por manter o veto apresentado pelo prefeito.

            Imposto Sobre Serviço

Na mesma sessão, a Mensagem-Executiva 12/201, que altera o Código Tributário Municipal no capítulo referente à regulação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, que teve emenda vetada pelo Executivo foi retirada de pauta, a pedido do vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol). A emenda prevê que os impostos referentes a utilização de máquinas de cartão de crédito sejam recolhidos pelo município onde a compra foi realizada e não remetidos às cidades detentoras das operadoras de cartão, a maioria delas no Interior de São Paulo. A proposta da Câmara, sugerida pelo autor, vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), e acatada pela Mesa Diretora, é de que seja aguardada a votação no Congresso Nacional que poderá manter ou derrubar o veto a um projeto de lei semelhante ao que está sendo discutido em Niterói que poderá ser suprimida do texto pelo presidente da República Michael Temer (PMDB).

Síndrome de Down
A sessão plenária contou com a participação do jovem Guilherme Garrido Cabral, de 29 anos, portador de síndrome de down e apaixonado por política. Trazido ao plenário pelo seu primo, o vereador Gabriel de Oliveira Rodrigues (PTB), o jovem ouviu atentamente o discurso do vereador Ricardo Evangelista (PRB), que fez um discurso lembrando que na data de ontem se comemorava o Dia Internacional da Síndrome de Down. Guilherme Garrido ainda usou o microfone para agradecer aos vereadores a oportunidade de participar da sessão legislativa.

 ASCOM CMN
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário