domingo, 31 de outubro de 2010

Chega a 127 número de urnas substituídas no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Subiu para 127 o número de urnas eletrônicas substituídas até agora no Rio de Janeiro. De acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o principal problema apresentado foi o trancamento das máquinas em função de defeitos no ajuste de data e hora por causa do horário de verão. Segundo o presidente do TRE do Rio, desembargador Nametala Jorge, apesar dos problemas, a lisura e a transparência do processo eleitoral estão garantidas.

“Todo o processo está transcorrendo com muita tranquilidade até agora e as substituições ocorreram apenas por problemas técnicos. Não existe qualquer possibilidade de alteração do resultado das urnas, que são totalmente blindadas”, destacou ele, acrescentando que todos os votos computados nas urnas substituídas são transferidos para as novas, ficando arquivados e lacrados para uma eventual perícia.

Nametala Jorge também destacou que a expectativa é que a apuração dos votos no Rio esteja concluída por volta das 17h30, meia hora após o fim da votação. A divulgação dos números, contudo, precisa aguardar o fechamento das urnas no Acre por causa da diferença de fuso horário.

Ele informou, ainda, que, diferentemente do primeiro turno, quando foram registradas detenções de diversos cabos eleitorais e até candidatos pela prática de boca de urna no estado, não foram verificados até agora problemas desse tipo, “por se tratar de uma eleição sem candidatos regionais”. Segundo Jorge, a previsão é que o cenário permaneça assim ao longo do dia.

Thais Leitão - Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário