domingo, 31 de outubro de 2010

Eleições no exterior: 62 países encerram votação para presidente

Eleitores brasileiros que vivem em 62 países no exterior já votaram para eleger os próximos presidente e vice-presidente do Brasil. Conforme levantamento divulgado às 16h pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) – responsável pelas eleições no exterior –, a última cidade a concluir a votação foi Praia, capital de Cabo Verde, às 16h do horário de Brasília (DF).

Até o momento, o pleito foi encerrado em 83 das 126 cidades dos 86 países que realizam eleições neste segundo turno. Vinte e sete localidades concluíram a votação às 14h: Berlim, Frankfurt e Munique, na Alemanha; Praga, na República Tcheca; Budapeste, na Hungria; Viena, na Áustria; Bruxelas, na Bélgica; Copenhague, na Dinamarca; Barcelona e Madri, na Espanha; Paris, na França; Milão e Roma, na Itália; Oslo, na Noruega; Roterdã, nos Países Baixos; Varsóvia, na Polônia; Belgrado, na Sérvia; Estocolmo, na Suécia; Genebra e Zurique, na Suíça; Argel, na Argélia; Luanda, em Angola; Libreville, no Gabão; Lagos, na Nigéria; Kinshasa, na República Dominicana do Congo; Brazzaville, na República do Congo; e Tunis, na Tunísia.

Oito cidades encerraram o pleito às 15h. São elas: Londres, na Inglaterra; Dublin, na Irlanda; Lisboa e Porto, em Portugal; Abidjã, na Costa do Marfim; Bissau, na Guiné Bissau; Rabat, em Marrocos; e Dacar, no Senegal.

A primeira localidade no exterior a concluir a votação foi Wellington, na Nova Zelândia, às 2h de hoje (31).

Eleitorado

Os mais de 200 mil eleitores cadastrados pela Justiça Eleitoral no exterior – divididos em 126 municípios de todo o mundo – votam para os cargos de presidente e vice-presidente da República. A votação acontece das 8h às 17h, sempre do horário local.

Resultado

Os primeiros números da apuração para presidente da República só serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir das 19h de Brasília, quando será encerrada a votação em todo país.

Site TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário