quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Niterói começa a definir regulamento do Carnaval 2011

Reunião com governo municipal estabelecerá se festa será na Amaral Peixoto ou Rua da Conceição

Os representantes das 42 agremiações filiadas à União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói(Uesbcn), começam a definir nesse mês de Novembro o regulamento dos desfiles oficiais do Carnaval 2011, a serem realizados no início de Março próximo. Na última plenária realizada entre os sambistas niteroienses na noite de terça-feira(9), no Clube Canto do Rio, no Centro da cidade, ficou definido que haverá multas para as as agremiações que abandonarem alegorias em vias públicas. A diretorai executiva da U.E.S.B.C.N, quer evitar que o problema provoque transtornos a moradores e motoristas. Na próxima plenária, a ser realizada dia 30, começam a ser analisados outros pontos, entre eles, se será permitida a presença de homens nas alas de baianas.

"No último Carnaval, pelo menos uma escola teve homens nessa ala, situação que não estava prevista no regulamento e que devemos analisar em conjunto com os presidentes de agremiações filiadas. Podemos acrescer um artigo que determina a perda de pontos para essa situação, se for essa a vontade da maioria dos presidentes". afirmou o presidente da U.E.S.B.C.N, Ito Machado. Desde abril, a diretoria executiva, vem elaborando o plano de desfiles, a serem realizados entre sábado e terça-feira de Carnaval, sempre entre a noite e a madrugada seguinte, com entrada franca.

Até o dia 30, os dirigentes, deverão ter um encontro com o prefeito Jorge Roberto Silveira para apresentar o projeto e definir o local de realização dos desfiles. No Plano do Carnaval 2011, a U.E.S.B.C.N apresenta duas opções de passagem de escolas e blocos: na Avenida Amaral Peixoto ou Rua da Conceição. No último local, o evento é realizado desde 2006, dentro do trabalho de revitalização do Carnaval, articulado pela União, após doze anos de interrupção dos desfiles oficias em Niterói.

Em média, a festa tem levado de 7 a 10 mil pessoas por dia, entre desfilantes e público.

Sabendo das dificuldades enfrentadas pela autoridades da cidade em função dos temporais, os sambistas inicialmente estão propensos a manterem os desfiles na Rua da Conceição, mas preferem aguardar a palavra do prefeito Jorge Roberto Silveira para anunciarem como será o plano de desfiles. As apresentações em Niterói incluem a passagem de 17 escolas e 25 blocos de enredo e de embalo. A festa começará às 19h de Sábado e nos três dias consecutivos, às 20h. O ponto alto é o Grupo Principal, programado para apresentações na terça-feira.
A ordem de desfiles de terça feira é a seguinte: Souza Soares, Inocentes de Maricá, Independente do Boaçu, Sabiá, Folia da Viradouro, Mocidade de Icaraí e Grupo dos Quinze.

Sérgio Soares
(Diretor de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário