quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Fundação Oscar Niemeyer é inaugurada em Niterói

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, inaugurou nesta quarta-feira (15/10) o prédio onde vai funcionar a Fundação Oscar Niemeyer, em Niterói, juntamente com o presidente da fundação, Marco Maciel. Niemeyer que completou,103 anos, foi homenageado com um bolo de aniversário. Esta é a sexta obra do arquiteto inaugurada no Caminho Niemeyer, complexo arquitetônico assinado pelo arquiteto. A primeira obra foi o Museu de Arte Contemporânea (MAC) inaugurado em 1996.

A nova sede da Fundação Oscar Niemeyer vai funcionar em uma área de cerca de quatro mil metros quadrados, onde estarão instaladas a sua administração, o Centro de Pesquisa e Documentação e a Escola Oscar Niemeyer. “É um momento histórico para Niterói e foi irresistível inaugurar hoje essa obra, no dia em que o maior gênio deste país faz 103 anos de idade”, disse o prefeito Jorge Roberto Silveira.

Na ocasião, ele agradeceu a todos que deram sua contribuição para a concretização da obra, como o ex-prefeito Godofredo Pinto que deu continuidade ao projeto do Caminho Niemeyer, aos ex-ministros do Turismo, Walfrido Mares Guia e Marta Suplicy e ao atual Luiz Barretto, além do deputado federal Jorge Bittar, autor da emenda que propiciou recursos para a cidade, entre outros.

O prefeito lembrou que a ideia do Caminho Niemeyer surgiu durante o seu segundo mandato. “Eu trouxe o Oscar e pedi a ele um novo projeto para a Estação das Barcas, ele olhou e disse que queria fazer algo maior, ligando o Centro da cidade ao MAC, com um conjunto de obras”. Lembrando todos os projetos assinados pelo arquiteto em Niterói, Jorge Roberto considera a Fundação Oscar Niemeyer o mais importante. “Ele quer que esse local seja um centro de saber, e que aqui funcione uma escola de arquitetos com uma visão humanista. A Fundação vai guardar o acervo dele e seus manuscritos. Vai ser uma sala de aula diferente”, explicou.

A primeira obra do Caminho Niemeyer foi o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a seguir vieram a Praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular e o Terminal das Barcas de Charitas. A Torre Panorâmica, o Centro de Convenções, o Centro Petrobras de Cinema e demais equipamentos urbanos que serão construídos no Caminho Niemeyer já estão em desenvolvimento.

Acompanhado da mulher Vera, filhos, netos e bisnetos o arquiteto Oscar Niemeyer percorreu as principais dependências da fundação, e bem disposto, disse “que enquanto continuar vivo estará trabalhando”. Durante a inauguração foi distribuída a nova edição da Revista Nosso Caminho, publicação trimestral sobre arte e cultura dirigida por Niemeyer. O evento reuniu cerca de 500 pessoas entre autoridades do governo, do Legislativo e Judiciário.

Site PMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário