domingo, 25 de setembro de 2011

Administração Penitenciária vai assumir guaritas no Fonseca

Setenta inspetores ficarão responsáveis pela função, devolvendo 21 PMs aos seus batalhões

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria realiza na manhã desta segunda (26) a cerimônia de transferência de responsabilidade das guaritas da penitenciária Vieira Ferreira Neto, no Fonseca, para 70 inspetores do Grupamento de Serviço de Segurança Externa, antes administradas pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O Grupamento já atua no Presídio Ary Franco e conta com 38 inspetores, divididos em quatro turmas compostas por nove inspetores cada uma. O Complexo de Gericinó também já conta com 426 inspetores, que ocupam as guaritas externas e a portaria. Já nas unidades de Niterói, serão 70 inspetores de Segurança e Administração Penitenciária que irão assumir as guaritas, devolvendo 21 policiais militares aos seus batalhões.

Os inspetores terão como objetivo impedir fugas e tentativas de invasão, manter a vigilância e a segurança, bem como controlar o acesso de veículos e pessoas. Para isso, eles irão contar com armamentos, munições, coletes balísticos e rádios transmissores. Todos os equipamentos foram adquiridos recentemente pela Secretaria de Administração Penitenciária.

Os inspetores que integram o grupamento participam de um curso de especialização, no Centro de Instrução Especializada da secretaria, com duração de 108 horas/aula. Lá, eles se aperfeiçoaram em técnicas de manuseio e manutenção de armamentos, edificações, tiro, abordagem, utilização de agentes químicos e munição de impacto controlado e vigilância externa de estabelecimentos penais.

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário