terça-feira, 27 de setembro de 2011

ALERJ ENTREGA DIPLOMA HELONEIDA STUDART AOS DESTAQUES DA CULTURA


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro se transformou em palco cultural nesta segunda (26). Artistas, escritores e jornalistas se reuniram no Plenário Barbosa Lima Sobrinho para receber o Diploma Heloneida Studart. Entre os homenageados estavam os atores Marco Nanini e Sylvia Bandeira, as escritoras Thalita Rebouças e Ana Maria Machado e o jornalista Chico Pinheiro, todos premiados por trabalhos realizados em 2010.

Foi a primeira vez que a premiação ocorreu na Casa. Fruto de um projeto das deputadas Graça Matos (PMDB) e Inês Padeló (PT) e da ex-deputada Aparecida Gama, o diploma foi criado em 2009 para celebrar anualmente os destaques da música, do teatro, da televisão, do cinema, da literatura e da dança. A escolha dos agraciado em cada área foi feita por uma comissão composta por membros da Mesa Diretora e da Comissão de Cultura.

“É uma homenagem justa de alguém que deixou saudade. A Heloneida fez muito pela cultura. Quero agradecer em nome da Alerj”, disse o presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB). “Mais do que uma grande política e incentivadora da cultura, Helô, como gostava de ser chamada, foi uma grande mulher”, declarou Graça. Inês Pandeló completou: “O prêmio é importante pela homenagem e por deixar a cultura na pauta do poder público”.

Os critérios de escolha dos premiados incluíram as interpretações, a originalidade da obra ou do trabalho e a preservação das raízes culturais. “O diploma é importante não só pelo nome da Heloneida, mas por ajudar a preservar a música brasileira, e a quem tanto o Rio deve”, disse o jornalista Chico Pinheiro, premiado por conta do programa Sarau, da Globo News.

Homenageado pela peça de teatro “Pterodáctilos”, o ator Marco Nanini disse que estava honrado pela lembrança, já que sua “produção é totalmente carioca”. Escritora infantil que vem arrastando uma legião de jovens para o mundo da leitura, Thalita Rebouças, agraciada pelo livro “Fala sério, mãe!”, também elogiou a premiação: “É uma prova de que o adolescente lê, sim”.

Também foram agraciados a escritora Ana Maria Machado, pelo prêmio Príncipe Claus, recebido em 2010 na Holanda, e a atriz Sylvia Bandeira, pela peça “As Pernas do Século”. Outros premiados que não puderam comparecer à Alerj enviaram representantes. Veja abaixo a lista completa:

TV - Mariana Ximenes (atriz) - destaque como Clara na novela “Passione”

TV - Mateus Solano (ator) - destaque como os gêmeos da novela “Viver a Vida”

Programa de TV - Chico Pinheiro (jornalista) – “Sarau”, da GloboNews

Programa de TV - Regina Casé (apresentadora) – “Um Pé de Que”, da TV Futura

Teatro - Sylvia Bandeira (atriz), pela atuação na peça "As Pernas do Século"

Teatro - Marco Nanini (ator), pela atuação no espetáculo "Pterodáctilos"

Cinema - Wagner Moura (ator), pela atuação no filme “Tropa de Elite”

Cinema - Andrea Beltrão (atriz), pela atuação no filme “Verônica”

Artes Plásticas - Vik Muniz, pela obra da série "The Best of Life"

Literatura - Thalita Rebouças, autora do livro “Fala Sério, Mãe!”

Escritora - Ana Maria Machado, pelo prêmio Príncipe Claus 2010, recebido na Holanda

Música - cantora Maria Gadú

Música - cantor Diogo Nogueira

Dança - Cia de Dança Deborah Colker, pelo espetáculo 4 X 4


Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário