terça-feira, 27 de setembro de 2011

COMISSÃO VAI A TERESÓPOLIS DISCUTIR SITUAÇÃO DA DEFESA CIVIL NO LOCAL


A Comissão de Defesa Civil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pelo deputado Altineu Côrtes (PR), vai iniciar pelo município de Teresópolis uma série de visitas ao interior do estado com a intenção de levantar os problemas enfrentados pela área. O objetivo é colher informações para um novo Plano Estadual de Defesa Civil. “Vamos marcar essa visita o mais rápido possível. Queremos ouvir as urgências de cada município, tais como a necessidade de equipamentos e a capacidade de treinamento para a formação de mão-de-obra. Queremos ouvir mais do que falar, pois criticar é fácil. Nosso objetivo é construir”, declarou o parlamentar, em audiência nesta segunda (26).

A visitação a Teresópolis ainda não tem data marcada. Representante da Secretaria Nacional da Defesa Civil no encontro, Alziro Alexandre Gomes foi questionado sobre os motivos da lentidão no repasse de verbas federais. “A lentidão pode ocorrer por várias questões, como trâmites burocráticos, falhas nos projetos enviados ou outras situações. Nessa área, não tenho como prestar mais esclarecimentos, pois são casos que envolvem o Departamento de Engenharia”, comentou Gomes, que visita o estado para estreitar as relações com as cidades da Região Serrana e tentar minimizar os problemas do setor.

“Estamos buscando os municípios no sentido de aproximar o Governo federal das cidades e para desobstruir os canais de diálogo. É preciso que sejam viabilizadas ações de proteção e prevenção. Uma de nossas tarefas é fomentar essas ações”, explicou. Um dos pontos positivos da reunião dessa segunda foi a apresentação do funcionamento do novo sistema de alerta que será implantado no estado. O sistema terá dois radares metrológicos, um em Macaé e outro em Santa Cruz, na região da Restinga da Marambaia. “Eles vão cobrir todo o estado e parte do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. O sistema vai monitorar a aproximação de chuvas e pode verificar também a quantidade de chuva que está se aproximando”, pontuou o assessor do Instituto Estadual do Ambiente, Luiz Paulo Viana.

De acordo com Viana, os radares poderão verificar a velocidade e a direção das chuvas. “Com isso, vamos ter uma precisão muito maior na previsão”, comentou. O novo sistema deverá entrar em vigor no verão de 2012/2013. “Estamos em processo de licitação. O radar deve ser adquirido no fim de 2011. Levaremos nove meses para que ele seja instalado”, informou. O representante da Secretaria de Estado da Defesa Civil, coronel Roberto Robadey, que mostrou fotos do desastre em Nova Friburgo para os participantes da audiência, afirmou que esse novo sistema servirá para poupar vidas. Durante o encontro, o deputado Flávio Bolsonaro (PP) falou sobre a Lei, recentemente aprovada na Alerj, que institui a Semana Estadual para Conscientização e Prevenção contra Desastres Associados a Fenômenos Naturais e à Ocupação Urbana.

A reunião contou ainda com representantes da Secretaria de Estado do Ambiente, do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro e das secretarias de Defesa Civil de Duque de Caxias, Angra dos Reis e Nova Iguaçu, além do diretor de Obras da Empresa de Obras Públicas, Renan Doyle Maia. O subsecretário de Reconstrução da Região Serrana, Afonso Monnerat, também participou do evento.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário