domingo, 13 de novembro de 2011

Cerca de 3 mil homens participam da Operação Choque da Paz


Ocupação da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu foi iniciada nesta madrugada

A pacificação das comunidades da Rocinha, do Vidigal e da Chácara do Céu, na Zona Sul do Rio, foi iniciada na madrugada deste domingo (13). Os Batalhões de Operações Policiais Especiais e de Choque, com o apoio da Polícia Civil, de helicópteros das polícias Civil e Militar, veículos blindados dos Fuzileiros Navais, agentes da Polícia Rodoviária e efetivos da Polícia Federal, começaram a Operação Choque de Paz às 4h.

Momentos antes da ação na maior comunidade da América Latina, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, conversou com a tropa de policiais do Bope. O secretário motivou os policiais que participam da ocupação, quando parte dos tanques partiram do 23º Batalhão de Polícia Militar, no Leblon. Moradores do bairro também acompanharam a partida da tropa, que foi aplaudida. No Vidigal, estão a Polícia Civil e o Choque.

Cerca de 3 mil homens participam da operação, com o apoio de 6 blindados do Bope, 18 blindados da Marinha, 4 helicópteros da PM e 3, da Civil. No total, mil homens das forças policiais do Estado estão nas três comunidades, além de 194 fuzileiros navais, 160 agentes da Polícia Federal e 46 policiais da Polícia Rodoviária. A Polícia Civil participa com 186 agentes. Outros 1,3 mil homens estão mobilizados para a Operação Choque de Paz em diversos pontos da cidade.

Depois do processo de retomada do território antes dominado por criminosos, as comunidades receberão em breve a 19ª Unidade de Polícia Pacificadora do Estado. O efetivo e o número de bases operacionais da nova UPP serão definidos após reconhecimento do terreno pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora. Com a pacificação, os 72.458 moradores da Rocinha, e os 11.321 do Vidigal e Chácara do Céu, além da população que vive no entorno das comunidades, serão beneficiados.

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário