A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro que acompanha as obras do Porto do Açu visitou na sexta (18), o Complexo Industrial do empreendimento, localizado no município de São João da Barra, região Norte do estado. O Superporto deve começar suas operações no início de 2013, e será o terceiro maior porto do mundo. De acordo com a presidente da comissão, deputada Clarissa Garotinho (PR), o projeto vai alavancar o desenvolvimento da região, mas o colegiado quer trabalhar para que o empreendimento traga o máximo de benefícios para a população. “Não temos dúvidas da importância do empreendimento para o Norte fluminense. Mas o Superporto do Açu deve ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto”, avaliou.
Clarissa e os deputados Luiz Paulo (PSDB), Janira Rocha (PSol), Alessandro Calazans (PMN) e João Peixoto (PSDC) foram acompanhados pelo diretor de Sustentabilidade do grupo EBX, Paulo Monteiro, e pelo diretor-presidente da LLX, Otavio Lazcano, empresa à frente das obras, que mostraram o Superporto por via terrestre e por via aérea, para que os parlamentares pudessem ter noção de todo o empreendimento. A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, também participou da visita. Representantes do escritório do arquiteto urbanista Jaime Lerner também estiveram presentes e puderam apresentar as propostas para o novo plano diretor do município de São João da Barra, bem como para a criação de um novo bairro da cidade, a princípio denominado Vila das Pitangas. O escritório está prestando uma consultoria para o grupo EBX, oferecendo soluções para minimizar os impactos causados pelo empreendimento.
Os impactos do Superporto do Açu em Campos, município vizinho a São João da Barra, foram discutidos em visita à prefeitura da cidade, onde os parlamentares foram recebidos pela prefeita Rosinha Garotinho, que solicitou à empresa mudanças no traçado do corredor logístico do porto, que, a princípio, cortaria Campos pelo meio. “É necessário que o Governo do estado crie um Conselho Regional com ações integradas onde os atores de todos os municípios participem e discutam investimentos para a região”, sugeriu a prefeita. Nesta terça (22), a comissão realizará audiência pública para receber moradores da região onde está localizado o Porto do Açu. O encontro será no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes, às 10 horas.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário