Número de doadores caiu cerca de 30%. Instituto abastece mais de 180 unidades de saúde
O Hemorio está em alerta. Nos últimos meses, o número de doadores de sangue que compareceram ao órgão da Secretaria de Estado de Saúde, caiu cerca de 30%. A unidade, que abastece mais de 180 unidades de saúde, está, portanto, convocando a população a doar sangue e ajudar no abastecimento para o período do fim do ano.
Historicamente, nessa época, já é registrada uma queda no número de doações, principalmente devido às festas de Natal e Ano Novo e férias escolares. A necessidade de bolsas de sangue, no entanto, aumenta. Segundo dados do Hemorio, para suprir a demanda e os estoques estratégicos das emergências, maternidades e UTI's, seria necessária a coleta de pelo menos 500 bolsas por dia. Porém, até as 18h de segunda-feira, apenas 200 unidades haviam sido coletadas.
"Estamos entrando em uma fase crítica, que se prorroga até o Carnaval. São festas de fim de ano, férias escolares e maior movimentação nas estradas por causa do grande deslocamento de turistas. Tudo isso acaba afastando os doadores habituais, justamente em um período em que precisamos mais de doações, já que podem ocorrer mais acidentes e os hospitais precisam estar abastecidos para possíveis emergências. Por este motivo, pedimos à população que não deixe de comparecer" alertou a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo.
O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.
A unidade funciona todos os dias, das 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos no Estado.
Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário