sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sérgio Côrtes doa sangue e convoca população a fazer o mesmo no Hemorio


Instituto está em alerta pois o número de doações vem caindo desde o mês de setembro

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, foi ao Hemorio na manhã desta sexta (11), doar sangue. O Instituto Estadual de Hematologia está em estado de alerta, pois o número de doações vem caindo desde o mês de setembro, reduzindo os estoques de sangue em 30% em relação ao mesmo período de 2010. Algumas cirurgias eletivas já foram adiadas nos hospitais públicos do estado do Rio de Janeiro por conta da falta de sangue.

"Estamos tentando estimular o espírito solidário da população do Rio de Janeiro. A doação de sangue tem que ser feita sempre que possível e, se você já doou nos últimos meses, convide um amigo a doar. A falta de sangue impede que hospitais de todo o Rio realizem cirurgias que estavam marcadas. E não há outra solução para estes casos que não seja a doação para elevar os estoques de sangue no Hemorio. Quando a gente doa, tem a certeza de que vai ajudar a salvar muitas vidas", destacou o secretário Sérgio Côrtes.

Hemocentro coordenador do estado, o Hemorio distribui sangue para 180 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde. Segundo dados do instituto, para suprir a demanda crescente desta época do ano, quando historicamente é registrada uma queda no número de doações, seria necessária a coleta de pelo menos 500 bolsas por dia. A capacidade do Hemorio é de fazer 600 coletas diárias, mas a média tem sido de apenas 250.

Convocação começa a dar resultado

A população do Rio de Janeiro mais uma vez tem se mostrado solidária. Depois da divulgação de que os estoques de sangue estavam baixos, já houve aumento no número de doações. Nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, o Hemorio recebeu a visita de 537 pessoas, resultando em 397 coletas efetivas de sangue. Desse total de comparecimentos, 235 foram ao Hemorio pela primeira vez. O importante é que esses novos doadores transformem o ato solidário em hábito a cada três ou quatro meses.

De acordo com a diretora-geral do Hemorio, Clarisse Lobo, se o instituto receber o mesmo volume de coleta desta quinta-feira pelos próximos quatro ou cinco dias, o estoque fica normalizado para as próximas semanas, liberando os hospitais para as cirugias eletivas.

Informações ao doador

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue 08002820708, que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo estado, ou pelo site do Hemorio www.hemorio.rj.gov.br

Ascom Gov RJ
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário