quinta-feira, 10 de novembro de 2011
SESSÃO SOLENE MARCA OS DEZ ANOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO
Uma solenidade no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro marcou, nesta quarta (09), a comemoração dos 10 anos de fundação da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, cuja missão é contribuir para o aperfeiçoamento da prática e da teoria legislativa através da formação de quadros técnicos para o parlamento fluminense. O evento foi aberto pelo presidente da Casa, deputado Paulo Melo (PMDB), que leu uma mensagem do governador Sérgio Cabral parabenizando a escola. “A Elerj é uma formadora de intelecto. Além de iniciar as pessoas na vida acadêmica com os cursos de pós-graduação que oferece, também dá oportunidade a outros de completarem seus estudos”, salienta o deputado.
Durante o evento, o parlamentar recebeu das mãos do presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas, Florian Madruga, a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro e a Constituição Estadual, ambas em braile, para serem catalogadas na biblioteca da Assembleia e da Elerj. “Essa é uma iniciativa muito importante, pois permite a inclusão social do cego”, disse.
Criada em 30 de agosto de 2001, através de resolução, por iniciativa da então deputada Andreia Zito, que se fez representar no evento, a Elerj promove desde a educação fundamental de jovens e adultos até cursos de pós-graduação, passando por treinamentos de curta duração e formação técnica em assuntos legislativos. Só em 2011 foram qualificadas cerca de duas mil pessoas.
O programa de pós-graduação, por exemplo, já está em sua terceira turma. Algumas ações de sucesso foram implantadas nesses dez anos. Entre elas destacam-se a Educação de Jovens e Adultos; a promoção de seminários e conferências para Câmaras Municipais do estado; e a inauguração do polo de Pré-Vestibular Social gratuito, voltado para estudantes de baixa renda.
Coordenador da Elerj, o deputado Gilberto Palmares (PT) comemora as conquistas. “É uma das maiores alegrias desses nove anos de mandato. Começamos na coordenação há menos de cinco. Pegamos um trabalho iniciado por pessoas que cumpriram um papel importante e, a partir daí, colocamos a escola no mesmo patamar das escolas de governo que existem no País”, assegura.
O trabalho, no entanto, avançou mais. Foram fechadas parcerias com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A Elerj está voltada prioritariamente para funcionários efetivos, comissionados e requisitados. Contudo, também atende o público externo, buscando aproximar o Poder Legislativo da sociedade.
Segundo a diretora-geral da unidade, Rosângela Fernandes, mais do que salientar as conquistas, é hora agora de olhar para o futuro. “O próximo passo é fazer a integração com as Câmaras Municipais. E 2012, por ser ano eleitoral, será uma boa oportunidade. Um dos projetos é firmar parceria com a Interlegis (Programa de Integração Legislativa) do Senado Federal para criar uma formação para os novos vereadores”, adiantou.
Além de políticos, professores, alunos e ex-alunos da Elerj e e representantes de outras escolas legislativas, estiveram presentes na cerimônia também deputados.
Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário