quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CAMPANHAS CONTRA O CRACK E PELO DIREITO DOS IDOSOS PAUTAM COMISSÃO

A preocupação com o aumento no uso de crack por crianças e jovens da Baixada Fluminense e com as recorrentes denúncias de desrespeito aos idosos nos transportes públicos levaram a Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pela deputada Claise Maria Zito (PSD), a lançar duas campanhas de conscientização em 2011. A deputada explica que as iniciativas foram motivadas por denúncias de desrespeito que recebeu em seu gabinete, além de reclamações feitas através do Disk Idoso da Alerj. “Realizamos, ao todo, nove audiências, e através do contato direto com entidades e a população em geral, pudemos perceber a falta de assistência do Estado para jovens e crianças que se envolvem com drogas. De acordo com as denúncias que recebi em meu gabinete, os idosos também vêm sendo desrespeitados, já que o direito à gratuidade nos transportes públicos nem sempre é cumprido”, ressalta a parlamentar.

No primeiro semestre, a comissão esteve empenhada na organização de um evento simultâneo de combate ao crack nos 13 municípios da Baixada Fluminense. Para organizá-lo, a presidente da comissão visitou todas as secretarias de Assistência Social da área. “O apoio das secretarias foi fundamental. Através dessa parceria pudemos realizar, em agosto, o evento 'Baixada unida no enfrentamento ao crack', em Duque de Caxias, onde distribuímos material informativo à população”, declara Claise. Além disso, a campanha foi espalhada por todo o Estado do Rio de Janeiro, através de peças publicitárias criadas para jornais, revistas e veículos de rádio e TV.

Em julho, a comissão realizou uma audiência, em conjunto à Comissão de Transportes da Alerj, presidida pelo deputado Marcelo Simão (PSB), para discutir o tratamento dado aos idosos nos transportes públicos. A partir deste debate, as duas comissões iniciaram a elaboração de uma campanha conjunta, desta vez, para conscientizar motoristas e usuários dos transportes sobre o respeito que deve ser destinado à terceira idade. “Temos a intenção de provocar uma reflexão sobre o assunto e, com isso, cobrar soluções. Queremos um transporte de qualidade para todos, principalmente para àqueles que serviram durante toda sua vida e agora contam com uma merecida retribuição”, lembra.

O lançamento da campanha aconteceu dia 12 de dezembro, na Central do Brasil, com uma blitz pelo respeito aos idosos, onde os presidentes das duas comissões entregaram panfletos, conversaram com motoristas e cobradores e colaram cartazes no interior dos ônibus. Segundo os deputados, os colegiados chegam a receber cerca de 15 denúncias diárias sobre o desrespeito aos idosos no transporte. Entre as principais reclamações são sobre os motoristas, que não param nos pontos quando requisitados, e sobre os assentos preferenciais nos coletivos. “Conversei com os motoristas sobre a importância deles nesta campanha. Muitos estão falando que vão colaborar. Nosso objetivo está sendo alcançado”, frisa Claise.

Junto ao presidente da Frente Parlamentar Pró Adoção da Alerj, o deputado Sabino (PSC), a Comissão de Assuntos da Criança também focou sua atuação na defesa de questões referentes ao processo de adoção de jovens do estado. Os deputados participaram do I Encontro Pró Adoção de Duque de Caxias, em novembro, onde foi lançado o Grupo de Apoio Adote e Ame, primeira iniciativa oficial em prol da adoção no município. Outra parceria de sucesso aconteceu com a Comissão de Turismo da Casa, presidida pela deputada Myrian Rios (PSD), onde, através de uma audiência conjunta, ambas as deputadas se comprometeram em divulgar a campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes”, que faz parte do programa Turismo Sustentável e Infância, desenvolvido pelo Governo federal com o objetivo de sensibilizar os agentes integrantes da cadeia produtiva do turismo. “Em um momento em que as autoridades e a população do Rio vibram com a escolha da cidade para sediar jogos da Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, entidades que lutam contra a exploração sexual infantil nos atentam para o fato de que o aumento da presença de turistas possa vir a representar igual crescimento dos crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado”, reforça a deputada.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário