quinta-feira, 26 de abril de 2012

SINALIZAÇÃO E LIMPEZA URBANA SÃO ENTRAVES PARA O TURISMO, DIZ ESTUDO‏

Sinalização e limpeza urbana foram fatores apresentados pela Federação do Comércio do Rio nesta quarta (25), durante audiência publica da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, como principais área a serem trabalhadas e que podem ajudar no desenvolvimento do setor. Os dados constam de uma pesquisa da entidade, realizada em todo o estado, que complementa o Caderno de Turismo lançado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, em 2010. Presidente da comissão, a deputada Myrian Rios (PSD) afirmou que o colegiado vai trabalhar para que as indicações presentes no estudo sejam concretizadas. “Vamos lutar para melhorar a informação turística, a sinalização urbana e a formação dos profissionais que atuam no setor, inclusive buscando apresentar projetos de lei neste sentido”, afirmou.

Economista da Fecomércio-RJ e um dos responsáveis pelos dados, Marcelo Nicoll explicou que uma das partes do estudo consistiu na realização de uma pesquisa com as operadoras de turismo que vendem pacotes para o Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, a receptividade da população e a preservação do meio ambiente foram apontados como principais atrativos aos turistas, enquanto limpeza urbana, transporte e sinalização ficaram com as piores notas. “É claro que as grandes intervenções são necessárias, mas isso mostra que pequenas coisas, como a colocação de placas informativas para turistas, fazem uma grande diferença”, explicou. Segundo Nicoll, estes são fatores fundamentais para que o turista volte a visitar o estado e indique a viagem a amigos em seus locais de origem.

O Caderno de Turismo, publicação que vai receber a pesquisa como um complemento, foi publicado pelo Fórum em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a própria Fecomércio-RJ. Além dos dados produzidos pela federação estão disponíveis informações dos ministérios do Trabalho e do Turismo, sobre a estrutura turística de todos os municípios do estado. Para a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, que participou da audiência, estas são peças fundamentais para a formulação de políticas públicas no setor. “Essa pesquisa nos ajuda a pensar e confirmar algumas questões que já tínhamos adiantado em 2010, como a necessidade de articulação entre os municípios”, destacou.

Veja abaixo a apresentação feita sobre o estudo, que mostra ainda informações sobre a estrutura de turismo já existente nos 92 municípios do estado. 


Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário