quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

RECUPERAÇÃO DE PRÉDIOS DAS ESCOLAS SERÁ PRIORIDADE DA EDUCAÇÃO EM 2013‏

A Secretaria de Estado de Educação vai continuar investindo na recuperação da parte física das escolas da rede pública estadual em 2013. O anúncio foi feito pelo secretário Wilson Risolia, nesta quarta (12), durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Ele fez um balanço das atividades da Seeduc em 2012 e apresentou as perspectivas da pasta para os próximos 12 meses. Este ano, mais de R$ 100 milhões foram investidos na recuperação de cerca de 400 escolas da rede. Em 2013, a previsão é que o montante chegue a R$ 340 milhões. Para o presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado Comte Bittencourt (PPS), a secretaria mostrou que avançou em muitos pontos.

“Os investimentos feitos pela Seeduc e a diminuição da carência de professores são dados significativos. Hoje, temos menos de mil contratos na rede estadual, número que, há cinco anos, chegava a quase 20 mil. Por outro lado, temos ainda uma demanda para a realização de concurso público para pessoal de apoio nas escolas. Temos, agora, que avançar na questão salarial dos profissionais de educação”, citou o parlamentar. Durante a reunião, Wilson Risolia apresentou índices e comemorou a melhora da colocação do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: o Rio saiu da 26ª posição para a 15ª.

“É indiscutível a nossa melhoria no Ideb. Foi o maior crescimento do País e em proficiência, que é o mais importante. O Enem consolida isso, pois fomos a melhor média do Brasil e mais de 20 pontos acima da média. O Rio saiu de uma situação muito adversa”, salientou. O secretário ressaltou ainda o aumento do número de alunos que estão fazendo aulas de reforço, a diminuição na carência de professores e a expectativa da criação de novas 10 mil vagas para 2013. “Temos mais de 220 mil alunos fazendo aulas de reforço. Em 2010, eram 60 mil”, comparou. Segundo Risolia, a carência no número de profissionais caiu de 11.700, em 2010, para menos de mil em 2012.

Comunicação Social da Alerj
Edição: Camilo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário